Presidente da APS, lembra que o sistema trará mais eficiência e segurançaà movimentação de embarcações e em todo o Porto e que em breve a APS assumirá o monitoramento dos navios, atendendo exigência do Tribunal de Contas da União (TCU).
A atuação da Fundação Ezute, para auxiliar a APS no planejamento e condução do procedimento licitatório, resultará na contratação de empresa para a implantação do VTMIS do Porto de Santos. "A previsão é publicar o edital de licitação no mês de outubro de 2024, com o objetivo de selecionar uma integradora e assinar contrato de implementação do sistema a partir do 2º trimestre de 2025." Explicação é de Claudia Tocantins, Gerente de Projetos da Fundação Ezute.
Comandante Carlos Marden Soares Pereira da Silva, gestor do VTMIS da APS, informa que "a última pendência necessária para divulgação do edital este ano foi concluída dia 1º de agosto, com a autorização das dispensas de licenciamento ambiental por parte da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB)".
Marden destaca, ainda, os esforços da APS para utilização dos terrenos onde serão instaladas as estações radar, a solicitação das dispensas ambientais pelo órgão estadual competente e a concessão da licença de implantação pela Marinha do Brasil.
Em tempo real
VTMIS é um sistema de auxílio eletrônico à navegação, capaz de prover em tempo real o monitoramento do tráfego aquaviário ativo. O sistema é uma ferramenta de gerenciamento e compartilhamento de dados e promove a integração de um grande volume de informações provenientes de dispositivos e sensores. Objetivo é garantir a segurança e eficiência da navegação e das operações portuárias, a salvaguarda da vida humana no mar e a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente de grandes proporções.
O gestor VTMIS explica que o sistema, quando implementado, permitirá ao
Porto de Santos e, principalmente, aos armadores e agências marítimas,
maior previsibilidade, essencial para a organização do tráfego
aquaviário e o planejamento das manobras de entrada e saída dos navios.
Será possível interagir com o complexo tráfego de embarcações local e responder às situações de conflitos que possam ocorrer na área marítima de interesse do Porto. Veja mais esta explicação do Comandante Marden: "Essa solução tecnológica possibilitará, por exemplo, que a Autoridade Portuária atribua com segurança o sequenciamento das manobras e defina a prioridade dos navios, quando estes estiverem em condições semelhantes, aumentando a efetividade das operações portuárias e das atividades marítimas."
O comandante Marden destaca também que a previsibilidade do sistema otimizará o planejamento do transporte marítimo, pois um navio em cabotagem ou até mesmo em longo curso, poderá ajustar a velocidade para chegar. Permitirá também a entrada direta no Porto de Santos, sem a necessidade de aguardar para atracar, trazendo economia ao setor marítimo e maior eficiência logística aos terminais.
Por possibilitar o compartilhamento direto de dados ou até mesmo o acesso a determinados sistemas, o VTMIS poderá apoiar as operações da Polícia Marítima (Nepom-PF), Marinha do Brasil, Receita Federal, entre outros aliados na repressão aos ilícitos contra navios. Sistema será efetivo no tráfico de drogas e contrabando, porque permite detectar e identificar, em tempo real, embarcações suspeitas ou não autorizadas a navegar na área marítima do Porto Organizado e deste modo contribuir com os demais órgãos de segurança e de fiscalização.
Fonte: Porto de Santos - APS
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