PISA avalia a situação da educação em países pertencentes a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Análise quinquenal, sugere debates especialmente no caso do Brasil, onde o sistema educacional, em 2023, está entre os últimos classificados.
"Embora a comparação seja desigual, em relação a realidade dos países" da Organização, a professora avalia que o baixo desempenho do Brasil está relacionado com as seguintes causas:
Ensino integral
Percebemos que nos últimos tempos os governos têm como solução, manter ensino em tempo integral.
Seria a estratégia acertada, uma vez que poderia atender a necessidade social associada ao processo ensino aprendizagem. Mas para isso as escolas precisam de recursos e atividades diferenciadas. Não é possível mudar um sistema mantendo as escolas nas mesmas condições precárias." Essa é a sugestão que faz a professora Eolalia, que é mestre em Educação.
Tem opinião de que "na avaliação de 2022, a Pandemia foi o principal motivo do baixo desempenho agora refletido no PISA, embora o Brasil tenha apresentado índice percentual menos significativo em relação à queda dos outros países."
Celular atrapalha
Como professora de Matemática "quero chamar atenção dos governos que a permissão de uso de celulares em sala de aula, sem fins pedagógicos, tem prejudicado muito a aprendizagem dos alunos.
É preciso ter coerência e responsabilidade entre querer adaptar um recurso tecnológico para contribuir no processo ensino-aprendizagem da Matemática e ser totalmente permissivo" quanto à liberação desses aparelhos.
Fonte: Eolalia Artifon
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