Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Represa do rio Paranapanema já com volume abaixo do normal

Represa do rio Paranapanema já com volume abaixo do normal
[foto] - Usina Hidrelétrica Jurumirim no rio Paranapanema, em São Paulo. Foto Jornalista Luiz Nunes Moreira Junior

19-08-2023 13:15:52
(567 acessos)
 
Está abaixo do normal o volume de água no reservatório de Jurumirim, no rio Paranapanema, na região de Avaré, a 264 quilômetros (km) distante da capital São Paulo. Situação tende a piorar se não chover nos próximos 20 dias. Dificuldades no abastecimento ainda não existe, mas há preocupação que seja preciso racionar o uso, tal como ocorreu em 2021 e 2022. Usina Hidrelétrica de Jurmirim tem capacidade para 988 mil quilowatts (KW) e o lago, extensão de 449 quilômetros quadrados (km²).

 


Estes são os municípios atendidos pela produção energética da Usina de Jurumirim: 

Com o represamento do rio Paranapanema, foi possível atender 10 municípios desde Cerqueira César  na margem esquerda até Piraju, com acesso pela rodovia SP-261.

Em 2017 a operadora norteamericana Duke Energy foi adquirida pela China Three Gorges Corporation com a intervenção da subsidiária CTG Brasil, que está na administração da Usina até o momento. 

A geração de energia elétrica é a principal finalidade, mas também tem o propósito de acúmulo de água para fornecimento as demais usinas do rio Paranapanema, que são na ordem em direção ao rio Paraná: Chavantes, Salto Grande, Canoas II, Canoas I, Capivara, Taquaruçu e Rosana. Todas elas também são gerenciadas pela empresa CTG Brasil (Google).

 

 

Fonte: Mídia e Tal, Jornalista Luiz Nunes Moreira Junior
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

eDsYh