Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

SUS obrigado por lei a oferecer atendimento odontológico

SUS obrigado por lei a oferecer atendimento odontológico
[foto] - Atendimento odontológico no SUS, obrigatório por lei. Foto Governo da Bahia, Elói Corrêa.

10-05-2023 21:02:26
(127 acessos)
 
Aprovado pela Câmara dos Deputados em 2022, é lei a Política Nacional de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS). Em todos os estados e Distrito Federal é obrigatória a oferta de atendimento odontológico aos que precisam. Foi o senador Humberto Costa (PT-Pe) quem propôs o benefício, que corrige uma falha do serviço público de saúde que oferece basicamente atendimento médico. Resta agora o cumprimento dessa exigência legal, que vai depender de muito dinheiro.

 


Lei 14.572/23, que criou a Política Nacional de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS) já apelidada de Brasil Sorridente, foi assinada pelo presidente Inácio Lula e está publicada (230509) no Diário Oficial da União.


A lei determina que as ações e os

serviços de saúde bucal devem integrar

as demais políticas de saúde do SUS.

A norma estabelece ainda uma série de diretrizes para facilitar o acesso da população ao tratamento odontológico, como a organização de ações de vigilância epidemiológica e sanitária em saúde bucal, e a vigilância sobre a fluoretação das águas de abastecimento público. O SUS deverá ainda realizar periodicamente, pesquisas nacionais de saúde bucal.

Conforme a norma, caberá à direção municipal do SUS executar o atendimento em saúde bucal. A direção estadual ficará responsável por coordenar o serviço, podendo executá-lo em caráter complementar.

 

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

5qS8r