Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Curitiba testa semáforo inteligente com tecnologia 5G

 

Curitiba testa semáforo inteligente com tecnologia 5G
[foto] - Tecnologia ainda encoberta, mostra potencial uso do semáforo inteligente. Foto Jornalista Moreira.
22-06-2022 16:05:30 (41 acessos)
Curitiba está testando a funcionalidade da tecnologia 5G, que em países como a Alemanha, por exemplo, já conecta dispositivos capazes de integrar a comunicação com os veículos, faixas, ruas e até com os celulares nos bolsos dos pedestres. É o que se espera de circuitos instalados em um semáforo no cruzamento de 4 vias e cerca de 12 mil veículos em circulação, por hora, ao lado da Prefeitura Municipal da capital paranaense.

 

Com a experimentação que já está em andamento em outros centros urbanos do Brasil, a expectativa é de dar agilidade ao tráfego, especialmente nos momentos de maior acúmulo. No futuro, a inteligência carregada nos semáforos, deverá reconhecer situações de emergência, quando a prioridade é de veículos de atendimento médico e bombeiros.

 

Adequação do tempo para atender a demanda na circulação, é uma das qualidades da tecnologia aplicada ao trânsito. Em Foz do Iguaçu já há instalação semelhante, que oferece bons resultados em pouco mais de um mês de atividade. Nos locais onde se encontram, exibem orientação aos usuários e controlam o tempo dos sinais, reduzindo ou aumentando. 

 

 

Mas os benefícios são muito maiores, e poderão ser usufruídos no dia-a-dia de quem frequentar esse local em Curitiba, onde a Avenida Cândido de Abreu tem písta tríplice com circulação nos dois sentidos e faz cruzamento com a rua Lysimaco Ferreira da Costa. 

 

 

Fonte: noticiariocombr
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

98W4v