Este é o raciocínio de Sandoli: a próxima safra de trigo representa uma ótima oportunidade de aumento de área para o País. “No mercado interno, se o produtor semear trigo, os moinhos deverão dar liquidez, pois têm mais segurança em comprar no mercado nacional do que no exterior. A perspectiva é que os preços continuem firmes e que realmente seja rentável para o agricultor.”
Encarecimento e incertezas sobre abastecimento do trigo no Brasil, é o que concluíram no Seminário (220407), sobre reflexoss da guerra russa contra a Ucrânia. Aumento de preços é consequência mais funesta para suprimento do mercado brasileiro, porque Argentina, Rússia e Ucrânia disputam os mesmos compradores.
Fertilizantes também foram motivo de estudos em Campo Mourão. Para as safras de verão e inverno 2022-2023, uma das soluções é racionalizar o manejo de insumos
Marcelo Augusto Batista, doutor em Agronomia e professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o uso racional dos fertilizantes é importante para maior eficiência neste momento em que há escassez e custo elevado desses produtos no mercado. “Muitas vezes, existe a inadequação nas fontes usadas, formas e época de aplicação. Tudo isso influencía na eficiência. Tentamos sempre instruir como, qual e quanto fertilizante utilizar.”
Marcelo confirma o que disse a então ministra da Agricultura: a safra de trigo de 2022 não deve representar problemas para os produtores, em relação aos insumos. “Já foram comprados e entregues.”
Fonte: Biotgrigo Genética, Daniela Wiethölter Lopes
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.