Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Empresas aderem ao combate mundial contra poluição por plásticos


17-12-2021 11:55:31
(690 acessos)
 
Accor, Club Med, Hong-Kong e Shanghai Hotels, Iberostar, Melco, Six Senses relataram esforços contínuos para implementar compromissos no combate à poluição plástica. Apesar dos problemas gerados pela infecção de coronavírus, juntos, eliminaram mais de 108 milhões de itens plásticos e embalagens em 2020. Resultado desse esforço, conforme relata a Organização Mundial do Turismo (UNWTO), foi a extinção de cerca de 804 toneladas métricas.

 


Novos participantes 

Desde o último anúncio dos signatários, em julho de 2021, a Iniciativa Global de Plásticos turísticos recebeu oficialmente 21 novos signatários, elevando para 113 o total de organizações que se comprometeram a implementar a economia circular de plásticos no setor turístico.

Entre os 21 novos signatários, a Iniciativa recebe 4 empresas de alojamento (Alila Villas UluwatuJJ's Hostel MirissaPhaea ResortsSudima Hotels), 7 operadores turísticos(Adventuretects LLCEuropamundoEvaneosSecret Scotland Tours, SEE TurtlesTravel.ButãoTurama Pacific Travel Group), 9 organizações de apoio (arcenci, Blue Community Clewat LtdOrganização do Meio Ambiente e Desenvolvimento Social-ESDOJaya House River Park Siem ReapLombok Tourism PolytechnicNatufagus Consulting, Union of International Mountain Leader Associations (UIMLA)Associação Mundial de Instrutores de Mergulho) e 1 destino ( Conselho de Turismo do Azerbaijão (ATB) ).

Esses signatários estabeleceram metas concretas em torno da eliminação de plásticos desnecessários e problemáticos, a introdução de modelos de reutilização e trabalham no nível da cadeia de valor para melhorar a reciclagem.

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da UNWTO, analisou os benefícios dessa ação: "em apenas um ano, a Iniciativa Global de Plásticos turísticos tem um impacto real. Juntos, os signatários reduziram o uso de plástico em 800 toneladas, o equivalente a 27 grandes contêineres de transporte cheios de plástico. Parabenizo todos esses negócios e destinos pelo compromisso e saúdo os 21 mais novos signatários da Iniciativa – um sinal claro de que o turismo está trabalhando duro para se tornar mais sustentável, mesmo em tempos de crise."

Progresso de plásticos

Em apenas um ano, a Iniciativa Global de Plásticos turísticos tem um impacto real deSter, membro do Gate Group e principal fornecedor das indústrias de aviação, hospitalidade e foodservice também relatou progressos. Um dos exemplos foi quando ao interrompeu o lançamento de novos produtos com materiais não recicláveis; trabalhando com tecnologias baseadas em fibra e pilotos de reciclagem de loop fechado com os clientes; e desenvolvimento de novos projetos.

"Estamos muito satisfeitos por ter aderido à Iniciativa Global de Plástico turístico através do nosso programa Bye Bye Plastics: o Club Med já removeu em escala global itens plásticos descartáveis em escala global, como copos, canudos, talheres, pratos, bem como embalagens plásticas individuais de gel de chuveiro, xampu e loção e de outros acessórios no quarto. Agora pretendemos remover acessórios plásticos de uso único de nossos quartos e eventos festivos, além de reduzir em até 50% o uso de garrafas de água plástica em 2024 (em comparação com 2019)", disse Florian Duprat, gerente de Sustentabilidade do Club Med.

"Temos o prazer de ter sido capazes de formalizar nossas metas e progressos no compromisso global do relatório Global Tourism Plastics Initiative. Isso nos dá a oportunidade de demonstrar nosso compromisso com o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis. E, mais importante, ao fazer parte de um plano de ação coordenado com outros signatários, podemos ter certeza de que estamos movendo a agulha para parar a poluição plástica", disse Philippe De Naeyer, diretor de Sustentabilidade da DeSter.

relatório completo está disponível online e também está vinculado ao relatório anual do Compromisso Global da Nova Economia de Plásticos liderado pela Fundação Ellen MacArthur, fornecendo seu capítulo de Turismo (ver página 12). Um mecanismo de relatório mais amplo que permitiria que as partes interessadas adicionais que são signatárias (por exemplo, as SMEs) reportem progressos sobre a implementação de seus compromissos também será disponibilizada em breve.

Objetivo comum pelo turismo

A Iniciativa Global de Plásticos do Turismo une o setor turístico por trás de uma visão comum para abordar as causas básicas da poluição plástica. É liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização Mundial do Turismo em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur. A Iniciativa Global de Plásticos do Turismo foi endossada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo em sua 114ª reunião realizada em 1º de dezembro de 2021 durante a Assembleia Geral da ONU em Madri, encorajando os Estados-Membros a participar na luta contra a poluição plástica.

 

 

Fonte: UNWTO
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

vjeEf