Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Nova diretora-geral da UNCTAD espera reduzir prejuízo mundial da pandemia

 

Rebeca Grynspan assume a Organizacao do Comercio Mundial. Espera reduzir impacto do coronavirus
13-09-2021 12:07:16 (54 acessos)
Rebeca Grynspan, que já foi vice-presidente da Costa Rica, assume (210913) a secretaria geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Economista, é a primeira mulher no cargo e teve o nome sugerido pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. Com aprovação da Assembleia Geral, disse que vai trabalhar para diminuir as "desigualdades e vulnerabilidades" da economia mundial, expostas pelo isolamento da infecção do coronavírus.

Grynspan vai trabalhar na função maior do Comércio e Desenvolvimento mundial, até setembro de 2023. Apesar do desafio deste "momento crítico" mundial, pretende influir no modelo de desenvolvimento internacional e ajudar a superar os severos prejuízos deixados pela pandemia. 

"Teremos a oportunidade de reequilibrar a economia mundial, impulsionar a resiliência e garantir a prosperidade compartilhada". Afirmou ainda que o trabalho planejado será no sentido de "transformar o comércio e remodelar a economia mundial para superar as barreiras que impedem a prosperidade geral." Assim a ideia é empreender um plano de desenvolvimento que seja benéfico a todos.

Na 15ª conferencia cuatrienal da UNCTAD,que será realizada entre os dias 3 e 7 de outubro na sede da Orgaqnização em Genebra (Suiça), espera "decisões audaciosas" em matéria de comércio, financiamento e investimento". Com os avanços pretendidos, acredita superar parte das "insatisfações" que dominam as ativgfidades. Medidas devem se dirigir ao incremento de novas tecnologias por parte dos países em desenvolvimento, que "lutam para fazer frente às sequelas econômicas".

Rebeca já foi secretária-geral da entidade na América Latina e Cartibe e seceretária-geral-adjunta da ONU, administradora associada do Programa das Naçõ0es Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 

Fonte: UNCTAD
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

VsUWA