Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Minas Gerais vai plantar 7,4 milhões de árvores com apoio do BNDES

 

Plantio de 7,4 milhoes de arvores ajudara compensar gases estufa. Foto CNA-Trilux, Wanderson Araujo
30-07-2021 20:04:51 (99 acessos)
Com apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Finem (Financiamento a Empreendimentos), Minas Gerais vai plantar 7,4 milhões de árvores nos municípios de Grão Mogol, Josenópolis e Padre Carvalho. Investimento deve chegar a R$ 27,4 milhões pelo Banco Social, o que significa 80% do total. Cálculo da empresa responsável pela execução do projeto, Norflor Empreendimentos Agrícolas, mostra que serão mais de 1,8 milhão de toneladas de gás carbônico (CO2) equivalentes,

Significa que o plantio trará como impacto ambiental positivo a absorção de mais de 1,8 milhão de toneladas de gás carbônico (CO2) equivalentes, principal componente dos gases de efeito estufa. Esse valor equivale ao carbono lançado na atmosfera por mais de 48 mil automóveis.

Marcos Rossi, superintendente da área industrial do BNDES, disse (210730) que o projeto da Norflor vai contribuir para promover a captura de carbono e consequente redução da disponibilidade de gases causadores do efeito estufa. 

Destacou que, “adicionalmente, o investimento realizado em municípios de baixa renda e baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), onde a empresa possui participação relevante, é crucial para a redução das desigualdades regionais".

Florestamento

O programa vai ser realizado em uma área de até 8.500 hectares e prevê a comercialização da madeira de eucalipto daqui a sete anos, tempo estimado para o ciclo completo do plantio. 

O processo de florestamento contempla ainda as atividades de reforma e rebrota. A primeira consiste no plantio de novas mudas de eucalipto, clones mais adaptados e produtivos, em terras onde já ocorreram colheitas. 

Já a rebrota se caracteriza pelo manejo de uma nova plantação sobre os troncos das árvores que foram cortadas recentemente, esclareceu o BNDES, por meio de sua assessoria de imprensa. De acordo com o banco, mais de 76% do apoio financeiro ao projeto da Norflor estão relacionados a essas duas atividades

A Norflor está sediada em Montes Claros (MG) e tem como principais atividades o desenvolvimento de ativos florestais, comercialização de madeiras, prestação de serviços de gestão florestal e produção e comercialização de carvão vegetal. 

 

Fonte: Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

ZdMtT