Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Cidades do mundo decidem repensar o turismo após pandemia


09-07-2021 21:20:25
(4525 acessos)
 
Repensar o turismo urbano na era pós-pandemia. É isso que decidiram fazer prefeitos dos principais destinos turísticos do mundo reunidos na cidade do Porto (Portugal). Foram discutidas oportunidade de reiniciar atividades com foco em sustentabilidade, inovação e inclusão, durante o Fórum de Prefeitos de Turismo e o Futuro das Cidades. Já começaram, compartilhar as melhores práticas e decisões, para incrementar economia e cultura. Evento foi amparado pela Organização Mundial (UNWTO) e governo.

 


 

O retorno dos turistas às cidades ao redor do mundo trará mais do que apenas empregos e recuperação econômica

O turismo urbano está entre as partes mais atingidas do setor e pode ser o último a se recuperar. Por essa razão, "o retorno dos turistas às cidades ao redor do mundo, trará mais do que apenas empregos e recuperação econômica", disse o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili. "Trará esperança, confiança e ajuda a reviver o que torna a vida urbana tão emocionante, da cultura à gastronomia, ao empreendedorismo e às novas ideias." Nesse contexto, elogiou o Plano Nacional de Apoio à Recuperação do Turismo de Portugal, bem como a recém-lançada Estratégia Sustentabilidade + Estratégia.

Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, Economia e Transição Digital de Portugal, avalia que "agora é o momento de refletir sobre a importância da gestão dos fluxos de turistas em nossas cidades. Tecnologias digitais e investimentos contínuos em novas atrações nos permitirão proporcionar uma melhor experiência para os milhões de pessoas que estão ansiosas para retomar as viagens e que virão visitar nossas cidades no futuro."

Como anfitrião do Fórum, o prefeito de Porto, Rui Moreira sugeriu que "as cidades devem saber se transformar, transformando os antigos em novos, reabilitando e promovendo seu patrimônio, material e imaterial, e simultaneamente criando novos polos de interesse para atender e acolher moradores e visitantes".

Organizado pela UNWTO, pelo Governo de Portugal, Turismo de Portugal e pela Cidade do Porto, o Fórum recebeu prefeitos e vice-prefeitos de Atenas, Belgrado, Braga, Bruges, Bruxelas, Budapeste, Dubrovnik, Florença, Madri, Moscou, Podgorica, Praga, Samarkand, São Vicente, Skiathos, Tirana e Veneza. Participaram líderes da ONU Habitat, do Comitê Europeu das Regiões e da Unión Ciudades Capitales Iberoamericanas (UCCI), bem como representantes dos principais stakeholders (pessoas interessadass no mesmo assunto) do setor privado, incluindo o Expedia Group, a Cruise Lines International Association (CLIA) e o Airbnb.

Declaração sobre Futuro das Cidades

Declaração do Porto sobre Turismo e o Futuro das Cidades, uma carta de princípios e ações, reafirma o compromisso das cidades com o crescimento do turismo de forma sustentável e responsável.

Proposta inclui colocar o turismo na agenda de recuperação urbana, com políticas alinhadas à Nova Agenda Urbana das Nações Unidas e à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Declaração também afirma que as cidades signatárias promoverão a cooperação multi-stakeholder para fomentar a inovação e o uso da digitalização e do big data para melhorar tanto a experiência turística quanto o impacto positivo do setor sobre os moradores. 

Declaração reconhece a importância das cidades construirem pontes com áreas rurais para que os benefícios do turismo sejam empregados de forma mais ampla.

 

 

Fonte: UNWTO, Organização Mundial do Turismo
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

TnEqF