Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Quando estiver no Rio de Janeiro visite o Museu de Arte Moderna

 

No Rio de Janeiro ha muitos locais para turismo cultural. O Museu de Arte Moderna, por exemplo.
10-08-2020 10:53:33 (1140 acessos)
No Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o visitante vai encontrar o maior arquivo de documentação sobre cinema, que existe no Brasil. Referência foi feita pela educadora do MAM, Lais Daflon, que reabriu atividades da programação do Museu do Amanhã (Entre Museus) na chamada "Cidade Maravilhosa". Essa é uma atividade imperdível e a oportunidade para conhecer um pouco dos 15 mil títulos de arte contemporânea

 

MAM é voltado às vanguardas e à experimentação nas artes, cinema e cultura, explicou a profissional.

Palco de diversos acontecimentos de vanguarda artística brasileira, o Museu conseguiu reunir,

historicamente a maior coleção de arte moderna e contemporânea do Brasil. Parte do acervo 

foi perdida no incêndio de 1978. Mas ainda tem preservadas aproximadamente 15 mil obras

de arte, sendo 6.600 da coleção própria e as demais, em regime de comodato, da Coleção

Gilberto Chateaubriand, desde 1993, e da coleção de fotografias de Joaquim Paiva.


O Museu realizou muitas exposições que marcam até hoje as expressões e linguagens das artes visuais e abrigou múltiplos movimentos artísticos brasileiros. Mantém ainda uma cinemateca com sala de exibição, grande acervo de audiovisuais em todos os formatos e o maior arquivo de documentação de cinema do país.

 

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Parque do Flamengo, entre o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial e o Aeroporto Santos Dumont, próximo ao centro histórico do Rio.

O próprio edifício-sede é a obra mais conhecida do arquiteto carioca nascido em Paris Affonso Eduardo Reidy, um marco na arquitetura moderna do mundo. Segue a orientação da arquitetura racionalista, destacando-se pelo emprego de pilotis, grande vão livre; integração com a paisagem e, os jardins do entorno, que são obra do paisagista Roberto Burle Marx.

Inaugurado em 1948, o Museu foi criado por iniciativa de um grupo de empresários presidido por Raymundo Ottoni de Castro Maia, como uma organização particular sem fins lucrativos. Foi resultante do contexto cultural e econômico que o Brasil vivenciou no segundo pós-guerra, em que se observou a diversificação dos equipamentos culturais do País, a aquisição de um valioso patrimônio artístico e a assimilação das correntes artísticas modernas.

 

Endereço:

 

Avenida Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo - Rio de Janeiro

(21) 3883-5600

 

Fonte:
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

39hpL