Alimentos que reforçam imunidade e agem contra infecções

 

Nutricionistas oferecem sugestoes de alimentos que reforcam imunidade. Foto Fao, Magda Ehlers, Pexes
27-03-2020 23:29:05 (486 acessos)
Dieta saudável para o fortalecimento do sistema imunológico do organismo humano, tem sugestões preparadas pelos nutricionistas brasileiros da FAO (Food Agricultural Organization), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Recomendam cuidados específicos para evitar desperdícios e até modo de preparo. Mas o benefício maior dessa atenciosa cozinha, é preparar as pessoas para prevenir doenças infecciosas como o coronavírus.

Sugestões para boa nuitrição:

1. Fortaleça o sistema imunológico por meio da alimentação

Aumente o consumo de frutas e legumes, com pelo menos cinco porções por dia. Eles contêm muitas vitaminas A e C, além de antioxidantes, que ajudarão a combater infecções. Coma legumes pelo menos três vezes por semana: são conservados por um longo tempo, são baratos e ajudarão a mantê-lo saudável, porque são ricos em proteínas e ferro.

2. Não basta comprar alimentos não perecíveis

Em vez de comprar muito macarrão e arroz, compre frutas e legumes. Você comprou frutas e vegetais extras? Não tem problema: limpe, corte e congele. Você os terá prontos para sua próxima preparação. Prefira legumes e frutas em vez de biscoitos, lanches e doces.

3. Planeje sua compra: compre o que for necessário e justo

Este não é apenas um ato de empatia com outros consumidores que também precisam estocar, mas ajuda a evitar o desperdício de alimentos e melhora a economia da sua casa.

4. Não jogue fora as sobras

Se você cozinhar demais, congele suas refeições para durar mais tempo, para evitar desperdícios, além de ter uma preparação pronta para outra ocasião, sem muito esforço. Lembre-se: os alimentos devem estar em boas condições para consumi-los.

5. Beba bastante água

Beba pelo menos dois litros de água por dia para se manter hidratado e apoiar o sistema imunológico.

6. Faça orçamento render

Se seu orçamento for limitado, recomendamos que você de preferência a água do que refrigerantes. Dê uma boa olhada no que você tem na despensa e na geladeira. Compre os produtos de acordo com a duração.

7. Cozinha em família

O confinamento em que muitos de nós nos encontramos também é uma oportunidade de cozinhar em casa e introduzir as crianças nessa atividade para que aprendam hábitos alimentares saudáveis desde pequenos.

Acesse aqui uma série de perguntas e respostas

sobre o impacto da COVID 19 na alimentação e

na agricultura elaborado pela FAO (em espanhol).

 

Fonte:
 

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