Biblioteca da Câmara digitaliza 200 obras raras

Biblioteca Pedro Aleixo, da Câmara dos Deputados, está digitalizando cerca de 200 obras raras para serem acessadas na internet. Na página Biblioteca Digital, onde parte do acervo da Casa já é disponibilizado gratuitamente, vão ser adicionados livros que datam dos séculos 16 ao 19 e Constituições do século 20.

Das obras raras, a mais antiga é um tratado geográfico de 1522, época em que ainda se considerava a Terra o centro do universo.

Escolhidos a dedo em um acervo de 4.600 livros, a digitalização das obras seguiu alguns critérios. São as mais danificadas, com maior demanda, mais antigas, mais importantes e, claro, mais caras. Uma vez disponíveis na internet, as 200 obras poderão ser melhor conservadas nas estantes da Seção de Coleções Especiais. Os livros dali só podem ser manuseados com luvas, supervisão e cuidados extremos.

Para digitalizar as obras, são necessários equipamentos chamados "scanners planetários". Com dois deles, funcionários registram o material impresso em alta resolução sem danificar as páginas do arquivo.

“Com a digitalização, estamos ampliando significativamente o acesso a esse material. O usuário poderá, em sua casa ou em seu trabalho, acessar o conteúdo integral desses livros. Ao mesmo tempo, estamos preservando esses volumes”, disse a gerente do projeto, Cristina Silvestre. A iniciativa é da Coordenação de Biblioteca e da Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais da Câmara.

As publicações já digitalizadas estão disponíveis no site www.camara.leg.br, nos menus "Documentos e Pesquisa", "Biblioteca Digital" e "Obras Raras". Para acessar, clique aqui.