Otavio Frias Filho, jornalista
Falecimento em 21/Agosto/2018

Nascimento em 7/Junho/1957

Foi diretor de redação do jornal Folha de S. Paulo e diretor editorial do Grupo Folha, o qual herdou do pai, Octávio Frias de Oliveira.

Formou-se em Direito e completou cursos de pós-graduação em Ciências Sociais, na Universidade de São Paulo.

Deixa as filhas, Miranda e Emília, e os irmãos Luiz, Maria Cristina e Maria Helena.

Atuava no jornalismo desde 1975 e fez uma carreira dedicada ao empreendedorismo em comunicação. recebeu como herança um dos mais prestigiados jornais do Brasil e do mundo. Teve atuação dedicada à crítica, foi sempre apartidário e pluralista.

Foi muitas vezes processado pela conduta isenta onde todas as partes ganhavam espaço para justificar atitudes.

Tem como pressuposto que o jornalismo deve ser descritivo e preciso, mas que todo tema sujeito a controvérsia admite mais de um ângulo e exige tratamento pluralista.

O jornal tornou-se conhecido também pela diversidade do elenco de colunistas. Ao mesmo tempo, criaram-se mecanismos de controle interno, como freios e contrapesos: o próprio Manual de Redação, a seção diária “Erramos” (1991), a obrigação de publicar contestações enviadas ao jornal e, sobretudo, o posto de ombudsman (1989), profissional dotado de estabilidade temporária e encarregado de criticar a própria Folha e acolher pleitos de leitores e personagens do noticiário.

Desde meados do regime militar, a Folha manteve posição crítica diante de sucessivos governos (Ernesto Geisel, João Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco). Otavio Frias Filho foi processado juntamente com outros três jornalistas da Folha pelo então presidente Fernando Collor. A cobertura dos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) valeu ao jornal acusações de ser pró-oposição durante ambos os períodos presidenciais.

Da revelação da fraude na concorrência para a Ferrovia Norte-Sul (1986) até a do escândalo do mensalão (2005), a Folha tem estado na vanguarda da fiscalização das autoridades e da revelação de desmandos e abusos. Frias Filho deixou obras literárias e produziu teatro.