Michael Collins, astronauta da Apollo 11 que foi à Lua
Falecimento em 28/Abril/2021

Michael Collins nasceu em Roma, Itália. Como astronauta norte-americano e tripulante da missão Apollo 11, a primeiroa a pousar na Lua em 20 de julho de 1969. Pilotou o Módulo de Comando que ficou em órbita do satélite e o único dos três tripulantes da missão a não pisar no solo lunar.


Collins é filho de um general do exército americano que serviu em diversas partes do mundo, por isso a origem italiana de Collins.  Astronauta passou parte da adolescência em Porto Rico, base temporária do pai, onde fez seu primeiro passeio de avião. Com a entrada dos EUA na II Guerra Mundial, ele voltou com a família para Washington e entrou para as forças armadas americanas, seguindo o caminho dos homens de sua família, escolhendo a Força Aérea para fazer carreira. Nos anos 50, serviu como piloto de combate junto às forças americanas da OTAN na Europa.


Estimulado pela façanha de John Glenn um ano antes, entrou para a NASA em 1963, e cumpriu sua primeira missão ao espaço a bordo da Gemini X em 1966, junto com o astronauta John Young, onde realizou dois períodos de Atividades extra-veiculares. Na sua segunda viagem ao espaço, fez parte, com Neil Armstrong e Edwin Aldrin, da histórica e pioneira missão Apollo 11, entrando para a história apesar de ser o menos lembrado dos três, por ter sido o único que não pisou na Lua.


Durante o tempo em que voou solo em órbita da Lua, enquanto os companheiros se encontravam na superfície, Collins nunca se sentiu sozinho. Apesar deste período ter sido descrito por historiadores como um período que “desde Adão ninguém sentiu tanta solidão por tanto tempo como Michael Collins”, ele nunca se sentiu só, sempre esteve participando ativamente da missão em contato constante com Houston e com a tripulação na superfície. Na autobiografia, descreveu participação, como “numa epopéia sem igual na história da humanidade, nesta equipe venturosa eu era o terceiro de uma equipe de três homens, que não era o ator principal, mas sem o qual os atores principais não poderiam deixar o palco”.


FOTO: Michael Collins, à esquerda, Neil Armstrong, centro, Buzz Aldrin. Pilotando a Apollo 11, foram os primeiros a pousar na Lua em 20 de julho de 1969