No Simpósio Internacional Mulheres Regentes estarão regentes, artistas, gestoras e pesquisadoras de diversos países para debater o tema “Caminhos para a igualdade” em painéis, conferências e mesas de discussão.
Durante as sessões serão discutidas questões de política, cultura, arte, inteligência artificial, ópera, formação de jovens, desafios estatísticos e projetos de equidade.
Brasileiras que já confirmaram participação: Ligia Amadio (regente titular da
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais), Iara Fricke Matte (professora
da UFMG e diretora artística do Concentus Musicum de Belo
Horizonte) e Nailse Machado (maestrina do Coral Municipal
de Santos e do Coral dos Alfandegários do Porto de Santos).
Do cenário da regência mundial estarão Yeny Delgado, Zoe Zeniodi, Isabel Costes, Pilar Jurado, Lizzi Ceniceros, Andrea Merenzón e Claire Gilbaut.
Estão previstos conceertos sempre no encerramento de cada discussão do dia. Um recital dia 24, vai homenagear à maestrina Dolores Marco (1935–2005), com repertório de música espanhola e zarzuela. No sábado, 25, a Orquestra da Escola Superior de Música das Canárias, sob regência da mexicana Lizzy Ceniceros, apresenta o programa Música do Atlântico no Auditório Alfredo Kraus. No domingo, 26, o Concerto de Gala no Teatro Pérez Galdós contará com a Orquestra Sinfônica Feminina Cibeles, sob direção de Isabel Costes, com a participação das sopranos María Katzarava e Paula Costes.