Inscrições para Festival Olhar do Norte 2025 encerram no dia 6 de junho
Formulário gratuito e regulamento estão disponíveis no site do evento
O período de inscrições para o Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte encerra nesta sexta-feira (06/06). O formulário gratuito e o regulamento estão disponíveis no site festivalolhardonorte.com e no Instagram (@olhardonorte). A sétima edição do evento organizado pela Artrupe Produções tem parceria com o Cine Set e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
O festival competitivo de curtas-metragens tem três mostras: Amazônia, para filmes realizados e com diretores dos estados da Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; Outros Nortes, com produções e diretores dos demais estado
Olhar do Norte apresenta, durante uma semana, um circuito de ações formativas, como oficinas, debates, mesas redondas e palestras, com profissionais do audiovisual, para interação entre público e convidados.
"O festival tem a proposta de visibilidade à produção audiovisual da Amazônia, além de trazer para Manaus produções de destaque de todas as regiões do Brasil, para aliar a exibição de filmes ao diálogo sobre cinema", afirma Diego Bauer, curador do Olhar do Norte e integrante da Artrupe Produções.
Formulário para inscrições
Para se inscrever, os concorrentes devem preencher o formulário online no site e informar um link para assistir ao filme on-line, pelo Vimeo, Youtube ou Google Drive. Não são aceitos outros tipos de links ou suportes como WeTransfer, Dropbox, Sendspace e similares.
Para a inscrição, a organização vai aceitar versões work-in-progress dos filmes e cada realizador pode se inscrever com quantos filmes quiser.
A lista dos selecionados vai ser publicada no site festivalolhardonorte.com e nas redes sociais do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte.
Premiação
Todos os filmes selecionados pr um juri de técnicos, para a mostra Amazônia, concorrem a premios nas categorias:
Para a mostra Amazônia tem ainda a premiação do Júri Jovem, com membros do curso de Produção Audiovisual, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e membros do Cinevideo Tarumã, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nas categorias "Melhor Filme" e duas menções honrosas.
Na mostra Outros Nortes, os participantes podem ser contemplados com "Melhor Filme", "Melhor Filme Voto Popular" e até duas menções honrosas do júri formado por críticos do site Cine Set.
No Olhar Panorâmico, as produções selecionadas concorrem nas categorias "Melhor Filme", "Melhor Filme Voto Popular" e até duas menções honrosas do júri, também composto por integrantes do Cine Set.