Commodities no centro de debates do comércio mundial

Do dia 13-09-2021 até 15-09-2021
Horário: 08:00
Local: Online
Cidade: França

 

O Fórum Global de Commodities ajudará a enquadrar as discussões sobre políticas internacionais sobre commodities, apresentando desafios e oportunidades para os países em desenvolvimento e particularmente para os dependentes de commodities. Para isso, são organizadas quatro sessões temáticas e uma mesa redonda de alto nível reunindo especialistas, formuladores de políticas e representantes políticos e institucionais de alto nível de todas as regiões do mundo.

Neste momento, enfrentamos desafios sem precedentes que transcendem as fronteiras nacionais. Várias transições significativas são necessárias para construir um futuro sustentável a longo prazo e ajudar a superar a pobreza e outras iniquidades sociais e econômicas.

A crise do COVID-19 pode comprometer seriamente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e outros objetivos de desenvolvimento. Aponta claramente para a necessidade de acelerar tais transições. As mercadorias, sejam macias ou duras, serão uma parte fundamental da transição. São também fundamentais para um conjunto emergente de oportunidades para muitos países em desenvolvimento dependentes de commodities, mas também revivendo algumas preocupações antigas.

Os sinais vitais do nosso planeta estão mostrando tensão severa, com a mudança climática sendo o principal culpado.

A demanda por alimentos deve aumentar 60% à medida que a população mundial se aproxima de 10 bilhões até 2050.

Garantir a capacidade produtiva doméstica adequada em commodities suaves, o acesso aos mercados internacionais, que podem ajudar a criar economias de escala e escopo, e a proteção dos consumidores domésticos são todos os principais componentes da segurança alimentar. Alcançar e manter a segurança alimentar também depende fortemente do acesso a um recurso específico: a água doce. Agir em um desses componentes pode ter consequências sobre outros, e possivelmente sobre a eficiência da implementação da política.

Enquanto isso, as commodities duras desempenham um papel fundamental na transição global para a energia renovável, à medida que os países reduzem sua dependência da extração e consumo de combustíveis fósseis e demandam aumentos de novas commodities, como elementos de terras raras associados à fabricação de baterias e sistemas solares fotovoltaicos. O ritmo acelerado da mudança tem implicações importantes para países e empresas.