Orani João Tempesta nasceu erm São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo.
É monge cisterciense e cardeal brasileiro, décimo oitavo bispo do Rio de Janeiro, sendo sétimo arcebispo e sexto cardeal. Foi também o terceiro bispo de São José do Rio Preto e nono arcebispo de Belém do Pará.
Em 27 de fevereiro de 2009, foi nomeado Arcebispo do Rio de Janeiro,[5] sendo empossado em 19 de abril de 2009, na Catedral de São Sebastião. Recebeu o pálio das mãos do Papa Bento XVI, no dia 29 de junho de 2009.[6]
Durante sua prelazia, foi o anfitrião do Papa Francisco durante a XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu no Rio de Janeiro.
Em 2019, o ex-governador Sérgio Cabral citou, em depoimento, os contratos do governo do estado com a Organização Social Pró-Saúde, administrada por padres da Igreja Católica, e Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio, por suposto desvio de R$ 52 milhões de hospitais que administrava no estado. O cardeal negou as acusações.[7][8][9]
Em 22 de fevereiro de 2014, foi elevado ao cardinalato pelo Papa Francisco, no Consistório de 2014, na Basílica de São Pedro, recebendo o título de Cardeal-presbítero de Santa Maria Mãe da Providencia no Monte Verde,[10] somando com mais seis brasileiros no Colégio Cardinalício.
Não há Comentários para este aniversário
Comente a matéria:Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.