Edir Macedo, dirigente da Igreja Universal
Aniversariante de 18/Fevereiro

Edir Macedo Bezerra nasceu em Rio das Flores, Rio de Janeiro. Consagrou-se como bispo evangélico, escritor e empresário. É o fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e proprietário do Grupo Record e da RecordTV, a terceira maior emissora de televisão do Brasil.

Nascido em família católica, Edir Macedo praticou a religião durante a infância, até se converter ao protestantismo evangélico aos 19 anos. Fundou a IURD, juntamente com o cunhado Romildo Ribeiro Soares, em julho de 1977. A partir da década de 1980, a igreja se tornaria um dos maiores grupos neopentecostais brasileiros.

A RecordTV foi comprada por Macedo em 1989, e comandou então o Grupo Record para se tornar uma das maiores conglomerações de mídia no Brasil.

É o autor de vários livros de caráter espiritual, destacado-se Nos Passos de Jesus e Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?. Livros que escreveu já ultrapassaram a marca de 10 milhões de exemplares comercializados, o que o torna um dos autores com maior venda de livros no Brasil. O blog oficial recebe mais de 4 milhões de visitas por mês.

Em 24 de maio de 1992, foi preso após culto realizado em um antigo templo da igreja localizado no bairro paulista de Santo Amaro, acusado de charlatanismo, estelionato e curandeirismo. Foi solto 11 dias depois, e as acusações foram posteriormente arquivadas por falta de provas. Em 2009, novamente foi alvo de denúncias, acusado pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, mas estas acusações foram anuladas porque o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo entendeu que a matéria deveria ser julgada pela Justiça Federal. Em 2011, foi denunciado pelo Ministério Público Federal em São Paulo pelos crimes de formação de quadrilha para lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Em 2013 ainda estava sendo processado por autoridades norte-americanas, bem como as autoridades venezuelanas por fraude e lavagem de dinheiro.

Foi apontado pela revista norte-americana Forbes como o pastor mais rico do Brasil, quando a publicação estimou o patrimônio em US$ 1,1 bilhão, sendo a maior parte decorrente da propriedade da Record. No entanto, Edir afirma não participar dos lucros ou de quaisquer outros recursos financeiros provenientes da emissora. Alega que o dinheiro vem sendo reinvestido na própria empresa. Declarou à revista Isto é que tem sustento vindo da igreja através da "ajuda de custo" paga a pastores e bispos pela instituição e, dos direitos autorais dos livros (dados e imagem de Wikipedia).

 
 
 

 Não há Comentários para este aniversário

Comente a matéria:

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

9p8Hw