The Fat Duck


Site: www.thefatduck.co.uk/
Telefone: (+44) 1628 367 5
Endereço: High Street, Bray, Berkshire, SL6 2AQ
Cidade: Bray, Berkshire/EN

The Fat Duck é um restaurante conduzido pelo "chef" Heston Blumenthal em Bray, Berkshire, na Inglaterra.

É considerado um dos melhores restaurantes do mundo.[1] O restaurante é um dos únicos três no Reino Unido e Irlanda que receberam três estrelas do Guia Michelin em 2004. Em 2005, foi considerado o melhor restaurante do mundo pela revista Restaurant.[2] Atualmente, ocupa a segunda posição na classificação da mesma revista.[3]

Em 27 de fevereiro de 2009, o "chef" decidiu encerrar o restaurante para averiguação, depois que dezenas de clientes relataram intoxicação alimentar.[4] O "chef" é obcecado por higiene e faz testes periódicos, que nunca revelaram qualquer problema nos alimentos. Há suspeitas de que se trata de um vírus não identificado, sendo que Blumenthal chegou a pedir a funcionários que passaram férias na Colômbia passassem por exames, mas esses nada revelaram de errado.[4]

Frequentar o restaurante exigia uma reserva com meses de antecedência. Ainda hoje não é fácil encontrar lugar. O menu de degustação custava 135 libras.

Primeiro a exibir experiência sensorial com pratos sofiasticados, foi o chef inglês Heston Blumenthal e por isso tornou-se conhecido como o pioneiro da gastronomia multissensorial. Proprietário de restaurantes como The Fat Duck, Dinner by Heston Blumenthal, The Hinds Head, The Crown e The Perfectionists’ Café, ele confunde os sentidos dos seus clientes com pratos desenvolvidos com nitrogénio líquido, cozimento a vácuo e, ainda, técnicas moleculares. Alia a gastronomia à ciência e joga com cores, texturas, sons e sabores.

A proposta de jornada gastronómica sensorial começou a ser oferecida pelo chef quando ele comprou um pub em 1995 em Bray, Berkshire, Inglaterra, e o reabriu com o nome de The Fat Duck.

Blumenthal, que é um chef autodidata e sem formação tradicional, apostou num menu de degustação muito criativo e sensorial, com base em experimentações e pesquisas. A sua intenção foi proporcionar uma experiência de jornada inspirada numa viagem nostálgica às lembranças divertidas das férias de infância, cheias de aventura.

O estilo agradou tanto que, 9 anos depois da sua abertura, em 2004, o The Fat Duck recebeu 3 estrelas pelo Guia Michelin e, no ano seguinte, foi eleito o melhor do mundo na premiação The World’s 50 Best Restaurants organizada pela revista britânica Restaurant.

A cozinha de Heston Blumenthal

A cozinha de Heston Blumenthal tem um forte apelo cénico e muitos consideram-no um verdadeiro mago da gastronomia. Ao pedir o famoso prato chamado The sounds of sea, o comensal recebe à mesa um prato com areia de tapioca, espuma de algas e frutos do mar. Para sentir o mar mais próximo de si, ele ainda recebe um outro side dish: uma concha com um Ipod dentro para se ouvir o barulho das ondas do mar e das gaivotas.

Prato The sounds of sea servido em jantares sensoriais do restaurante The Fat Duck.

 

Ainda é possível saborear um gracioso vaso com uma pequena planta que, na verdade, o comensal descobrirá ser um tiramisu. É preciso ficar atento também quando uma tangerina suculenta chegar à mesa, para não tentar descascá-la, pois ela está a enganar com um disfarce para um parfait de fígado de galinha e de foi gras com geleia de tangerina. Muitos outros pratos surpreendem até os comensais mais tradicionais e menos animados, a princípio, com tal performance.

Depois de quase 25 anos da abertura, o The Fat Duck continua a reinventar-se e a ser um dos restaurantes mais influentes do mundo, principalmente quando o assunto é o universo dos jantares sensoriais.

Preço da experiência The Journey: £325 por pessoa.
Mais informações:
The Fat Duck
Local: High Street, Bray, Berkshire, SL6 2AQ, UK.
Contacto: (+44) 1628 367 584
Site: www.thefatduck.co.uk