CONFEITARIA COLOMBO


Site: www.confeitariacolombo.com.br
Telefone: (021) 2505-1500
Endereço: Rua Gonçalves Dias 32
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

História e Tradição nos Tempos Modernos

Inaugurada em 17 de setembro de 1894 pelos portugueses Joaquim Borges de Meirelles e Manoel José Lebrão, a Confeitaria Colombo está completando em 2017, 123 anos. Desde 1983, no entanto, faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio de Janeiro, como símbolo máximo do que representou a belle époque na cidade.

A decoração "art nouveau" é comparável ao que existe de mais típico e representativo dessa época nos salões europeus. Nos espaços grandiosos reluzem espelhos belgas, e imperam o belíssimo mobiliário em jacarandá e as bancadas de mármore italiano.

Mantendo a tradição de bons serviços, a Colombo é um dos pontos culturais e turísticos mais famosos da Cidade Maravilhosa. Integrada ao cotidiano do Rio de Janeiro, a Confeitaria Colombo tornou-se ponto de encontro da intelectualidade, onde se reuniam poetas, literatos e artistas. Chegou a ser considerada uma extensão da Academia Brasileira de Letras.

Foi a Confeitaria preferida de nomes como Olavo Bilac, Machado de Assis, José do Patrocínio, João do Rio, Washington Luiz, Epitácio Pessoa, Getúlio Vargas e muitos outros. Serviu de palco para debates e até mesmo decisões históricas e políticas. Acabou imortalizada na literatura e no cinema nacional como cenário de diversas obras. Foi consagrada na memória popular com a famosa marchinha de carnaval “Sassaricando”, sucesso de 1952, na voz da vedete Virgínia Lane, também freqüentadora assídua.

Palco de recepções a visitantes ilustres como o rei Alberto da Bélgica, em 1920, e a rainha Elizabeth da Inglaterra, em 1968, a Confeitaria Colombo freqüentemente mereceu a presença de importantes políticos, sobretudo enquanto a cidade foi a capital da República.

Na administração casa está agora Roberto Assis que substitui a Maurício Assis, responsável pela ampliação da linha de produtos, maioria com a marca própria.

Entre lançamentos, relançamentos e representações, são quase 50 itens exclusivos. Assim, trouxe de volta guloseimas como pão de ló, o doce rivadávia, biscoitos Leque, língua recheada e maravilha de camarão.

Criou ainda uma linha de produtos Colombo que inclui louças, camisetas, aventais, café (em três versões), pimenta, balas, caixas com estampas antigas, mouse-pad e etc.

Parte do acervo de peças antigas ainda pode ser apreciado no segundo andar, ao lado do restaurante Cristóvão, no Espaço Memória, que funciona também como um local para almoços privados e eventos. O cardápio anterior foi assinado pelo chef Renato Freire, que já não está mais na Confeitaria. Tem mais de 60 itens, entre bolos, tortas, docinhos, salgados e chás.

Reservas antecipadas podem ser feitas pelo fone 2505-1500. Chá das Cinco, Tradição Histórica da Colombo, não está em oferta. Lá se foram os tempos em que Olavo Bilac, Machado de Assis, José do Patrocínio, ou a vedete Virginia Lane esperava o presidente Getúlio Vargas para o chá das cinco.

A Confeitaria mais tradicional do Rio não reúne mais a intelectualidade e a boêmia carioca, mas continua com o mesmo charme do que representou a "belle époque" na Cidade Maravilhosa.