13/02/2016 (18:00)

Shakspeare, morto há 400 anos, ganha muitas celebrações

Em 2016 o mundo vai lembrar um dos maiores poetas e atores que viveu a partir de metade do século XV. Governos do Reino Unido já definiram programas especiais e celebrações que marcarão a história do pensador. Mas as comemorações estão previstas para mais de 100 países, inclusive na Organização das Nações Unidas. Hollywood prevê lançamentos.

 

Difícil encontrar quem não conhece criações para o teatro como Hamlet, Macbeth, Romeu e Julieta, Júlio César. Artistas internacionais e especialmente o cinema (10 Coisas que Eu Odeio em Você, Romeu + Julieta, Ran), mostram realizações históricas e interpretações espetaculares, recordistas de público.
 
 
William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon" (Wikipédia).
 
 
Tão criativo, Shakspeare contribuiu com mais de 1.500 novas palavras que enriqueceram o idioma britânico. Foi o inventor de aproximadamente 20 mil neologismos.

 
 
Cônjuge: Anne Hathaway (de 1582 a 1616)
 
 
Tradução de Luiz Nunes Moreira (jornalista) do verso da foto: "Não tema a grandeza: alguns nascem grandes, outros a alcançam e outros confiam que irão alcançá-la".

 

1 comentário para a notícia

Avatar

Luciano Nunes

13/02/2016 às 22:22

Boa materia, Shakspeare faz parte da história da arte mundial. Obrigado.

Comente esta notícia 

 

tYEgY6