30/11/2015 (21:09)

China reage contra poluidores, multa e aplica taxas pesadas

Estão sofrendo pesadas multas na China, empresas historicamente envolvidas com emanações de compostos orgânicos voláteis, responsáveis por partículas que envenenam a atmosfera e obrigam as pessoas a usarem máscaras ao andar pelas ruas. Cada quilo de matéria jogada no ar, vai até 5,5 Euros. Medida afeta diretamente fabricantes de automóveis.

 

Também estão sendo oneradas empresas de móveis, indústrias petroquímica e eletrônica que emanam a chamada PM2.5, aquelas partículas que sujam o ar. As multas em Yuan (dinheiro chinês) vão de 10 a 40, que correspondem a 1,40 até 5,50 Euros por quilo. Em função da aplicação da lei o Ministério de Meio Ambiente arrecadou 100 milhões de Yuans, o que significa 13,85 milhões de Euros nos 9 meses de 2015.

Informações são agência chinesa Xinhua e os valores mostrados correspondem mais que 60% do que foram aplicados no mesmo período em 2014. Isso demonstra a preocupação do Governo em atender as normas internacionais contra a poluição e especialmente a intervenção do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon que mantem bom diálogo com o Primeiro Ministro da China, Li Kepiang. No período o País investigou e puniu 2.492 denúncias de poluição ao meio ambiente, sobre água, ar e obras de construção fora de normas.

Povo está reclamando

Poluição ambiental é o motivo de maioria dos reclamos do povo chinês. Por isso o Governo resolveu cuidar de punir os responsáveis e já promete agravar mais, caso não sdeja atendido na redução de poluentes. Na Capital, Pequim, vivem atualmente 21,5 milhões de chineses. Ali o índice de poluição está pelo menos 5 vezes ao estabelecido pelos organismos internacionais de saúde.

Apesar de valer muito o que o povo diz, a influência dos organismos da ONU, é decisiva. Há ainda outra determinante que é a economia do turismo. Avaliações iniciais mostram que a China está perdendo dividendos turísticos por causa da poluição e de procedimentos não muito condizentes com a higiene alimentar de visitantes. Felizmente a medida que era há muito esperada pelos cidadãos do mundo, no controle de elementos que provocam o aquecimento da Terra, o chamado "efeito estufa".

 

1 comentário para a notícia

Avatar

Marco Antônio

13/10/2015 às 17:06

Já estava em tempo da aplicação de multas aos poluidores naquele País. Cresceu tão rapidamente e difundiu tanta poluição que só a aplicação de sanções severas poderia fazer cessar tão graves consequências para uma incipiente democracia num regime totalitário.As mudanças virão com o tempo.

Comente esta notícia 

 

UwRsVi