10/11/2015 (11:01)

Banco internacional de sementes na Noruega, recebe novas espécies

Com um acervo de mais de 900 espécies representativas da flora alimentícia de 150 países, o Banco Internacional de Sementes instalado no Polo Ártico (Noruega), está ganhando mais de uma centena de vegetais. Na pequena localidade de Svalbard, os habitantes fazem comemorações, pois aos poucos a sociedade mundial vai entendendo o sentido do "cofre".

 

 

Cofre Global de sementes recebe espécies de batatas mais nutritivas

150831 - 23:21 horas

Cientistas e delegações do Peru, Costa Rica e da Noruega, assistiram (150827) uma cerimônia durante a qual sementes de batata foram depositadas em uma “caixa de segurança” no cofre de sementes do Ártico. É um gesto bem prático que deseja preservar as culturas de alimentos mais antigos para que possam ser aproveitadas pelas futuras gerações.

Foram depositadas no Cofre Global de Sementes de Svalbard no Círculo Ártico, 750 sementes de batata, assim como outros parentes de batata selvagem, pelos representantes das comunidades indígenas andinas do Peru, cientistas da Costa Rica, da FAO e as autoridades norueguesas. O objetivo é garantir que agricultores e pesquisadores tenham acesso à diversidade de sementes e material genético de outras plantas. Interesse é que tenham um compartilhamento justo dos benefícios resultantes de quaisquer novas variedades.

Este cofre já possui variedades de sementes depositadas em outras ocasiões. O  cofre global de sementes está situado em Longyearbyen, a maior área povoada no território de Svalbard, no Ártico norueguês. Brasileiro José Graziano da Silva (diretor da FAO), que esteve presente ao ato, afirmou que este é um passo significativo no sentido de preservar as colheitas antigas mais importantes do mundo para as gerações futuras.

Lembra que o desafio da humanidade é produzir alimentos cada vez mais nutritivos e saudáveis para mais de 2 bilhões de pessoas que não tem acesso à terra produtiva e sofrem com a pobreza extrema.

 

 

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

BDgvun