11/03/2015 (14:02)

Para brasileiros, a tecnologia faz mal à visão. Prevenção digital.

Uma pesquisa que acaba de ser finalizada pelo Instituto Penido Burnier, sob a coordenação do oftalmologista, Leôncio Queiroz Neto, mostra que 52% dos brasileiros acreditam que a tecnologia prejudica a visão. O levantamento foi realizado com 814 pessoas de 25 a 65 anos. Concluiu que a lente noturna para reter miopia em crianças, é polêmica.

 

Para Queiroz Neto, autor de 4 estudos sobre os efeitos do uso do computador na visão, o resultado mostra que a população continua ignorando como ter uma boa vida digital. Prova disso é o fato do cansaço visual provocado pelas telas eletrônicas, permanecer entre as mais frequentes causas de consultas oftalmológicas.


Se depender do tamanho reduzido das telas de tablets e smartphones o problema pode crescer ainda mais, na opinião do Oftalmologista de Campinas. Quanto menor a tela, maior o esforço visual. Além disso, outro levantamento realizado pelo especialista mostra que ficar por mais de 2 horas com os olhos fixos numa tela eletrônica, provoca em 75% dos brasileiros, fadiga visual ou síndrome da visão no computador (CVS). Os sintomas são dor de cabeça, olho seco e visão embaçada.


O médico explica que isso acontece porque as imagens em pixels exigem maior esforço visual para enxergarmos. "Focalizar o tempo todo na mesma distância as 16,7 milhões de variações de cores dos monitores sobrecarrega o esfíncter iriano, musculatura que regula o tamanho da pupila e a entrada de luz até a retina" afirma. A síndrome da visão no computador também resulta da maior evaporação da lágrima que tem a função de proteger nossos olhos da poluição e outras impurezas no ar. O ressecamento dos olhos ocorre porque normalmente piscamos cerca de vinte vezes por minuto e na frente do monitor de seis a sete vezes, pondera.


Lente noturna


Queiroz Neto afirma que a maior controvérsia da vida digital é a epidemia de miopia entre crianças. Uma das tentativas para brecar o problema foi a lente de contato ortoceratológica. O especialista explica que este tipo de lente é usado durante a noite e faz uma pressão sobre a camada externa da córnea, o epitélio, reorganizando suas células. Só pode ser usada a partir de 8 anos. Não teve sucesso entre os pequenos porque nesta idade o grau altera, cada lente custa em torno de R$ 3 mil e a maioria não se adapta ao desconforto de dormir com elas.  


O oftalmologista observa que um estudo que conduziu com 360 crianças de 9 a 12 anos mostra que o excesso de computador causa miopia acomodativa em 9%. Trata-se da diminuição temporária da visão de longe que pode se transformar em um mal permanente caso os hábitos não sejam modificados.


Significa que nunca foi tão importante o exame oftalmológico anual para impedir o aumento da miopia na infância. Hoje o consenso internacional é de que as crianças devem ter 15 horas/semana de atividade ao ar livre e 30 horas/semana de leitura, uso do computador ou smartphone. Além disso, na infância o médico recomenda intervalos de 15 a 30 minutos a cada hora de atividade digital.


Como proteger seus olhos


Se você precisa ficar horas usando o computador, para não ter queda na produtividade basta tomar alguns cuidados simples.. A principal dica do oftalmologista é piscar voluntariamente. A cada 50 minutos em frente à telinha ele recomenda dar uma pausa de 5 a 10 minutos para descansar os olhos.


Também é importante cuidar da iluminação local e instalar protetores antirreflexo nos monitores. Outra dica é. evitar luz branca que acinzenta a tela do monitor.. O posicionamento do monitor deve ficar entre 10 e 20 graus abaixo dos olhos e a 60 cm de distância. Tomando estes cuidados a tecnologia só traz benefícios.

 

2 comentários para a notícia

Avatar

Rose Messias

12/03/2015 às 09:17

Hoje, a maioria das pessoas trabalha em frente ao computador. Os que não trabalham, passam horas a fio em frente da telinha em redes sociais, jogos e entretenimento.Precisamos realmente cuidar da visão, um bem tão precioso que muitas vezes passa desapercebido por nós.

Avatar

Rose Messias

12/03/2015 às 09:17

Hoje, a maioria das pessoas trabalha em frente ao computador. Os que não trabalham, passam horas a fio em frente da telinha em redes sociais, jogos e entretenimento.Precisamos realmente cuidar da visão, um bem tão precioso que muitas vezes passa desapercebido por nós.

Comente esta notícia 

 

BqtwyC