19/11/2014 (12:10)

Estudo mostra razões do endividamento excessivo de brasileiros

Razões que levam consumidores a assumir dívidas que não tem condições de pagar, são enfocadas pelo Banco Central do Brasil, numa pesquisa feita com clientes de agências bancárias de todo o País. Mostra o processo de endividamento e as restrições ao cadastro quanto estiverem se preparando para efetuar novas compras ou contrair empréstimos.

 

Resultados da pesquisa qualitativa, são ainda preliminares. Mas quem tiver interesse pode saber motivos da atitude de consumidores de produtos financeiros em situação de endividamento excessivo e com restrições cadastrais. Os dados foram coletados entre os meses de agosto e outubro de 2014 por meio de oito grupos de discussão realizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre, com oito a dez pessoas em cada grupo.

O estudo tem como objetivo compreender o processo e as motivações que levam os consumidores ao endividamento excessivo. A pesquisa também permite conhecer o grau de compreensão dos consumidores sobre as características dos produtos de crédito e identificar estratégias utilizadas para saírem da situação de endividamento excessivo. Os resultados da pesquisa servirão de subsidio para a elaboração de ações de educação financeira do Banco Central, voltadas para os cidadãos e também para as instituições financeiras.
Clique<http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/Pesquisa_Endividamento.pdf> para acessar o resultado preliminar.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

sqVOqz