03/01/2015 (12:15)

Sistema digital vigia o mundo contra perda de alimentos

Está em uso em todo o mundo e estimulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) um sistema digital de vigilância contra a perda de alimentos. Técnicos da FAO (Food Agricultural Organization) anunciam que as perdas poderiam servir para nutrir mais de 2 bilhões de pessoas. Desde o campo até o preparo são desperdiçados 30% da produção global.

 

Já foi lançada a plataforma digital planejada para combater o problema da perda global de alimentos que é um desafio cfrescente.  Sistrematicamente os profissionais vem adotando medidas para conscientizar produtores, indústria e consumidores; mas sem resultados que compen sem os esforços.


A vice diretora-geral para recursos naturais da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destacou que mais de 800 milhões de pessoas no mundo ainda sofrem de insegurança alimentar, enquanto estima-se que cerca de 30% da produção global de alimentos seja perdida ou desperdiçada. Portanto, a economia de alimentos se faz de suprema importância no momento atual. 


O novo programa online, Comunidade Global de Prática (CoP) sobre Redução de Perdas de Alimentos, foi lançado conjuntamente pela FAO, pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA). Objetivo é criar “um ponto de referência global” para a facilitação do intercâmbio de informações entre as partes interessadas, tais como entidades públicas, sociedade civil e setor privado.


Michel Mordasini,  vice presidente do FIDA, ainda apontou a importância do papel dos pequenos agricultores, que são mais vulneráveis às consequências do desperdício de alimentos. “As soluções técnicas disponíveis ainda devem se tornar acessíveis às comunidades rurais”, disse Mordasini. 

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

MCEwwQ