12/05/2013 (10:26)

Parteiras Ajudam Salvar 300 Mil Mulheres e 3 Milhões de Crianças

Parteiras salvam a vida de 300 mil mulheres e 3 milhões de crianças todos os anos, atuando em lugares difíceis do mundo.

 

As parteiras podem fazer a diferença entre a vida e a morte para centenas de milhares de mulheres todos os anos, afirmou a agência de população das Nações Unidas. Reconhece o papel fundamental na melhoria da saúde materna, planejamento familiar e assistência durante as emergências humanitárias.

“Diferenças econômicas, desigualdades nos países e inacessibilidade dos serviços em algumas áreas contribuem para a escassez de cerca de 350 mil parteiras num momento em que o mundo mais precisa dessas profissionais”. É o que indica o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Confederação Internacional de Parteiras, em uma declaração conjunta para lembrar, o 5 de maio, Dia Internacional da Parteira.

Segundo o UNFPA, parteiras salvam as vidas de cerca de 300 mil mulheres e 3 milhões de crianças por ano. Também são fundamentais para garantir o acesso universal ao planejamento familiar voluntário. Isso é capaz de ajudar a prevenir 87 milhões de casos de gravidez indesejada, bem como abortos inseguros e mortes maternas.

A UNFPA apoia o Governo para treinar parteiras em diversas instituições de formação em saúde, com o apoio da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional. “Esperamos que nos próximos quatro a cinco anos, cerca de 500 profissionais da saúde se formem nessas instituições, incluindo 200 a 300 parteiras”, disse o Vice-Representante do UNFPA no Sudão do Sul, Bannet Ndyanabangi.

Fonte: ONU

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

8arVpz