10/08/2011 (19:47)

Indústria da Multa Terá de Anunciar Valores Arrecadados

Projeto de lei aprovado na Câmara, que vai ao Senado, obriga os arrecadadores de multas sobre veiculos automotores no Brasil, a divulgar os valores.

 

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (110810) proposta que obriga os órgãos de trânsito a divulgar, a cada 3 meses, relatório com os valores arrecadados com multas aplicadas no trânsito. Por tramitar em caráter conclusivo, o texto seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara.

A proposta aprovada é um substitutivo da Comissão de Viação e Transportes ao Projeto de Lei 849/07, do deputado Neilton Mulim (PR-RJ). O texto insere a medida no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) e altera a redação para tornar menos rigorosa a elaboração dos relatórios, que não deverão apresentar tantas informações quanto as previstas na proposta original.

As informações serão divulgadas de acordo com regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determinará os veículos nos quais deverão ser publicadas. Os relatórios terão de conter pelo menos os seguintes dados:

- valor total arrecadado;

- valor arrecadado por via;

- valor arrecadado por equipamento controlador;

- valores repassados a empresas prestadoras de serviços referentes às multas de trânsito;

- valores impugnados em razão de recurso administrativo;

- e percentual dos valores arrecadados em relação ao total de multas impostas.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

etMmni