21/11/2012 (10:05)

Nutricionista Mostra Alimentos Que Retardam Envelhecimento Humano

Brócolis, repolho, couve, couve-flor, soja, aveia, frutas em geral, azeite de oliva extra-virgem, peixes de água fria como salmão, sardinha, arenque.

 

Esses alimentos chamados "cruciferos", ajudam retardar o envelhecimento humano. São indicações da pesquisadora Patrícia Davidson Haiat, que mantém a clínica de Nutrição Funcional, em Ipanema, Rio de Janeiro e é professora da Universidade Moderna de Lisboa (Portugal).

Contudo há condições para que a ingestão ofereça resultados positivos. Não comer em excesso e respeitar peculiaridades de cada organismo. Especialista aconselha: "consultar um nutricionista funcional para ver o cardápio e as quantidades mais indicadas para você".

Óleo de linhaça: Fonte de ômega 3, gordura que ajuda a proteger o organismo de processos inflamatórios e ainda regula o funcionamento das nossas células.

Brotos de alfafa: O alimento ainda está em forma de broto, o que aumenta a quantidade das vitaminas, minerais e proteínas que ele possui. As proteínas do broto de alfafa também ajudam a manter a pele firme.

Frutas vermelhas, como morango, amora, framboesa e açaí: Possuem substâncias que ajudam o organismo a neutralizar os radicais livres produzidos, acelerando o processo de eliminação de toxinas.

Espinafre:
Possui luteína, que tem atividade protetora antioxidante e ainda é capaz de reduzir os efeitos dos raios solares sobre a pele. Essa substância também reduz os riscos de envelhecimento dos olhos e da capacidade visual.

Própolis: Possui uma capacidade antiinflamatória muito alta e pode ser consumida todos os dias.

Canela:
Auxilia na redução da compulsão por comer doces e carboidratos, porque melhora a atividade de insulina, estabilizando o nível de açúcar no sangue. Assim, a canela ajuda a evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal.

Chá verde:
Aumenta a capacidade do corpo de eliminar toxinas, prevenindo o envelhecimento da pele. Também desempenha funções anticancerígenas.

 

Patricia Davidson Haiat

Graduada em nutrição pela UFRJ, pós-graduada em nutrição clínica funcional pela UNIB/VP. Atende na Clínica Patricia Davidson Haiat de Nutrição Funcional, em Ipanema, Rio de Janeiro. Trabalha também, como docente convidada da Universidade Moderna de Lisboa (Portugal); dos cursos de pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional da VP Consultoria Nutricional; e do curso de pós-graduação em terapia nutricional da UERJ. É membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA). Presta consultoria a revistas e sites de nutrição com os conceitos da nutrição funcional.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

nY1u37