12/01/2019 (12:54)

Raios, 80% Ocorrem Durante o Verão. Sob a Água Há Perigo.

Raios têm uma incidência maior durante o verão, quando caem aproximadamente 80% dos 50 milhões verificados no Brasil, todo ano. É melhor prevenir. Números de mortos pela ação das descargas elétricas naturais, os raios, são sempre incertos. Em 2014 os óbitos registrados foram 24, mas aumentaram em 2018. Incidência maior é de janeiro a maio.

 

Estatísticas são imprecisas, especialmente sobre vítimas. Estima-se que sejam 60 milhões de descargas ocorridas em 2013 e anualmente até mais que isso. Mais de 20% das pessoas acidentadas, acabam morrendo na horas ou em hospitais.

Também estima-se que a

descarga de raio que

atinge a terra é da ordem

de 100 milhões de wolts.

Influenciados pela ação do La Niña e outros fenômenos climáticos, que modificam temperaturas do Oceano Pacífico, os raios têm sido mais frequentes na região sudeste brasileira.

Para se prevenir é melhor evitar descampados durante as tormentas. São por exemplo os campos, as praias, as piscinas e as árvores. É um erro abrigar-se debaixo de árvores com a incidência de raios.

Há mitos que os técnicos desmentem. Assim, não há risco algum em ficar diante de um espelho com tempo de raios. Mas é seguro mesmo, estar dentro de um automóvel. As borrachas dos pneus são isolantes.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

bZghKS