31/12/2017 (13:25)

Raios, 80% Ocorrem Durante o Verão. Sob a Água Há Perigo.

Raios têm uma incidência maior durante o verão, quando caem aproximadamente 80% dos 50 milhões verificados no Brasil, todo ano. É melhor prevenir. Números de mortos pela ação das descargas elétricas naturais, os raios, são sempre incertos. Em 2014 os óbitos registrados chegam a 24, mas podem ter sido mais. Incidência maior é de janeiro a maio.

 

Estima-se que sejam 60 milhões de descargas ocorridas em 2013. Das mais de 500 pessoas acidentadas, pelo menos 130 foram à morte. Também estima-se que a descarga que atinge a terra é da ordem de 100 milhões de wolts.

Influenciados pela ação do La Niña, que modifica temperaturas do Oceano Pacífico, os raios têm sido mais frequentes na região sudeste brasileira.

Para se prevenir é melhor evitar descampados durante as tormentas. São por exemplo os campos, as praias, as piscinas e as árvores. É um erro abrigar-se debaixo de árvores com a incidência de raios.

Há mitos que os técnicos desmentem. Assim, não há risco algum em ficar diante de um espelho com tempo de raios. Mas é seguro mesmo, estar dentro de um automóvel. As borrachas dos pneus são isolantes.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

kUpeLk