09/04/2007 (22:57)

Fotos Mostram Quanto Gelo Derreteu Nos Últimos 100 Anos

Mudanças no clima no último século, estão destacadas numa série de fotografias exibidas pela Comissão do Protocolo de Kyoto. Veja.

 

O real impacto do homem sobre o clima ainda não está claro, mas há muitos sinais de mudanças ambientais. Alguns cientistas acreditam que o derretimento da geleira Upsala, na Argentina, é causado pelo aquecimento global. Outros, que ele se deve a mudanças naturais na região.
O fotógrafo americano Gary Braasch reúne imagens de mudanças ambientais desde 1999. A foto em branco-e-preto à esquerda, de 1859, é da geleira do Reno, em Valais, na Suíça, e mostra um vale coberto de gelo. Em 2001, a geleira havia encolhido cerca de 2,5 km.



Alguns cientistas acreditam que o aquecimento global vai provocar mais tempestades violentas - o que, por sua vez, aumentará a erosão costeira. Esta parte do litoral de Cabo Hatteras, no Estado americano da Carolina do Norte, foi fotografada em 1999 e 2004.


O Grupo Intergovernmental sobre Mudança Climática, composto de milhares de cientistas independentes, prevê que o nível do mar pode subir de 9 a 88 centímetros no próximo século. Isto ameaçaria arquipélagos como o de Tuvalu, no Pacífico. Estas imagens mostram o efeito de marés mais altas do que o normal.


Com o aumento da temperatura no planeta, regiões montanhosas podem ter menor precipitação de neve. Estas fotos mostram o Monte Hood, no Estado americano de Oregon, no final do verão em 1985 e em 2002.


Insetos que se alimentam de árvores provavelmente vão se beneficiar de um aumento da temperatura da Terra e se reproduzir cada vez mais. Estas imagens mostram danos causados por insetos em árvores no Estado americano do Alasca.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

j6Qfu4