28/12/2016 (20:47)

Capelas Seculares São Boas Opções de Turismo Próximo de Curitiba

Roteiro de turismo próximo a Curitiba, é um conjunto de capelas seculares em São Luiz do Purunã, Palmeiras e Ponta Grossa. Boa opção na estação fria. Um dos locais mais interessantes para se visitar é a Capela do Tamanduá, no município de Balsa Nova. Já integra o roteiro Caminho das Tropas. Toda restaurada, a capela foi construída no século XVIII.

 

Todo o entorno de cerca de 24 hectares, é área de interesse de preservação, pois era utilizado pelos tropeiros como ponto de parada para descanso.

Na rota das tropas ainda existem diversos vestígios arqueológicos de fazendas, pousos e capelas. Nos momentos de descanso os tropeiros faziam rezas pedindo sempre ajuda divina para que nenhum homem da comitiva sofresse algum acidente durante a longa viagem.

As capelas, santos e a mata, serviram por muitos anos de abrigo espiritual e físico, acalentando todos aqueles que por ali passavam. O repouso nas capelas era mais seguro do que em campo aberto. As adversidades às quais estavam sujeitas as tropas eram animais selvagens, saqueadores e "índios". Dificilmente agiam nesses locais, pois mais de um grupo de indivíduos ali pernoitava.

Três capelas são tombadas e protegidas pela Lei Estadual 1.211/53.

A primeira é a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá,

tombada em 4 de setembro de 1970. Esta capela se encontra no distrito

de São Luiz do Purunã, município de Balsa Nova.

A segunda é a Capela de Nossa Senhora das Neves ou Nossa Senhora das Pedras, localizada no distrito de Cercadinho, município de Palmeira; foi tombada em 26 de outubro de 1991.

A terceira é a Capela de Santa Bárbara do Pitangui, erguida na Fazenda Pitangui, município de Ponta Grossa e tombada em 10 de outubro de 2000.

Estudos técnicos nas capelas e entornos procuram regulamentar  normativas de tombamento com a delimitação de áreas de proteção natural e arqueológica e, conseqüentemente, ampliar o conhecimento sobre bens culturais do Estado. Pela integração da cultura com o turismo, objetivo é valorizar a história do Paraná.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

XBhCIC