16/04/2019 (13:22)

Em poucas horas 300 milhões de Euros para reconstruir a Catedral

Em poucas horas a reconstrução da Catedral de Notre Dame, semi destruída pelo incêndio, ganhou 300 milhões de Euros. Empresários exitosos da França e do mundo, dispuseram dos recursos, que repercutiu como um alento diante da desgraça. Mas para se chegar à ter a Catedral em estado original, restam muitas etapas. Hoje é saber sobre os danos.

 

Conhecer a verdade sobre os danos causados pelo fogo na histórica atração de turismo em Paris, é possivelmente a maior tarefa nos próximos meses. E a reconstrução poderá não ter tudo o que constava do acervo. Grupos de profissionais da história, arquitetura e engenharia, estão se preparando para sentar-se à mesa e decidir.

Nas próximas horas haverá um relatório sobre as consequências do incêndio.

 

Todas as relíquias que ainda estão na Catedral, são levadas para o Museu do Louvre. Ali receberão restauro e cuidados até que possam retornar ao local de origem.

 

190415   21:20 horas

Notre Dame será reconstruída, promete Presidente da França

"Notre Dame será reconstruída" prometeu o presidente da França, Emmanuel Macron, ao fazer uma visita em local onde os bombeiros permitiram, após controlado o incêndio que durou quase 4 horas. A relíquia de arquitetura gótica perdeu a torre principal na parte posterior, mas preservou as frontais. Foi possível salvar algumas peças do acervo.

Presidente francês falou que os construtores levaram 800 anos para construir a Catedral que representa "nossa história". E dirigiu palavras de "esperança" no reerguimento da Catedral.

Um dos bens históricos que foi possível retirar antes que queimasse, foi fragmento da coroa de espinho colocada na cabeça de Jesus Cristo. Mas o tradicional órgão que era ouvido em concertos sempre às 18 horas, foi danificado seriamente pelas chamas e resíduos do fogo.

De acordo com os bombeiros, nada é possível afirmar com segurança, diante do "terrível quadro" deixado pelo incêndio. Estão trabalhando no rescaldo, mais de 400 profissionais e pessoas voluntárias.

 

Incêndio destroi parte da Catedral de Notre Dame e acervo histórico

190415 - 18:53

Incêndio de difícil controle está destruindo desde o final da tarde de segunda-feira, 15 de abril de 2019, a histórica Catedral de Notre Dame, no centro do rio Sena, em Paris. Além da estrutura de 850 anos, peças do acervo que se encontravam no local, foram comprometidas. Desastre chamou atenção do mundo, até do presidente dos EUA, Donald Trump.

190415 - 16:12 horas

Algum tempo depois que começou a destruição da igreja pelo fogo, autoridades foram ao local, atônitas porque nada conseguiam fazer diante das chamas incontroláveis. Emmanuel Macron, presidente da França, dirigiu-se à região, mas pouco pode fazer além da ação dos bombeiros.

Bombeiros relataram as dificuldades para combater as chamas e disseram que os prejuizos são muito grandes. A mobilização do acervo ali existente, é uma tarefa de enormes desafios e muita coisa será perdida. Pessoa que se dirigiram ao local, com certo pavor nos rostos, choravam ao assistir a queda da torre maior.

Prejuizos são certos num ambiente de história. A torre principal em cima da nave, foi completameente danificada. Toda a Catedral foi construída ao longo de séculos e representa um exemplar importante da arquitetura gótica.

Catedral de Notre Dama, no bairro Saint Michel, está em processo de reestruturação e reforma, com recursos oriundos de uma campanha desencadeada em 2018. Gente do mundo que por ali passou, contribuiu com algum dinheiro. Obras tem também doações da Prefeitura de Paris e da Caritas Arquidiocesana.

Junto com a Torre Eifel, esse é uma atração turística que recebe 200 milhões de visitanets por ano. Há muito o que ver nesse local, como as 16 estátuas dos apóstolos, que teriam sido retiradas antes do incêndio, como parte da reforma.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

pxMGvh