17/04/2019 (20:02)

Passageiros sofrem com devolução de mais 8 aeronaves pela Avianca

Contradições e prejuízos aos passageiros que compraram passagens antecipadas pela Avianca. A despeito da vigilância de funcionários da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), confusões se repetiram nos aeroportos. Trocar bilhetes para outra companhia ou receber de volta, foram tarefas nem sempre exitosas. Perdura no Brasil o abuso generalizado.

 

A Agência está atuando junto à Avianca e às empresas de leasing GCAS (7 aeronaves) e PK (1 aeronave) para que a devolução ocorra de forma escalonada e após o feriado de Páscoa, de forma a mitigar os efeitos para os passageiros.

Na segunda-feira (190422) zserá retomado o cronograma das devoluções das aeronaves e poderá impactar as operações. A ANAC determinou que a empresa adeque à malha aérea, o sistema de venda de passagens e dê ampla divulgação dos voos cancelados de forma a minimizar o impacto pela retirada de aviões.

Além de oficiar à empresa, a ANAC mantém a fiscalização da atuação da Avianca diante dos passageiros e segue acompanhando a execução das ações para a manutenção da segurnça das operações. Por isso continua em contato com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).

Passageiro recebe atenção

ANAC orienta que os passageiros fiquem atentos aos comunicados que a Avianca deve fazer sobre a situação de cada voo. Em caso de dúvida, sugere que busquem informações no site (https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros) ou da página Passageiro Digital (https://www.anac.gov.br/passageirodigital), da companhia aérea na internet ou contatem canais de atendimento telefônico, eletrônico ou presencial.

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha os direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema não apresentarem resultado, o usuário poderá registrar reclamação por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. Pela ferramenta, o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas, que têm a obrigação de receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias.

Não tendo a reclamação resolvida pela empresa aérea na plataforma Consumidor.gov.br, o passageiro poderá recorrer aos órgãos do SNDC, que inclui os canais presenciais de atendimento do Procon e o Juizado Especial Civil, para buscar uma solução para do problema individual e requerer a reparação de danos porventura causados pelo transportador.

A ANAC monitora, em âmbito coletivo, o atendimento prestado pelas empresas aéreas aos passageiros por meio dessa plataforma, colhendo subsídios para as ações de fiscalização e de regulação do setor. A plataforma também é monitorada por órgãos do SNDC, entre outros.

 

 

 

190412 - 23:21 horas

 

Avianca perde mais 10 aviões. ANAC orienta passageiros.

Até 14 de abril de 2019, domingo, Avianca terá cancelada a matrícula de 10 aeronaves que serão devolvida aos proprietários da empresa Constitution Aircraft Leasing. Determinação judicial está sendo acompanhada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que faz alerta aos passageiros: "as operações da empresa serão impactadas nos próximos dias."

Devolução dos aviões vem sendo feita de modo e escalonado a quinta-feira (190411) e seguirão até domingo. São pelo menos 180 voos cancelados.

Veja o que diz a ANAC aos viajantes:

Além de dar cumprimento à decisão, a ANAC mantém a fiscalização da atuação da empresa diante dos passageiros e segue acompanhando a execução das ações para a readequação da malha aérea e a manutenção da segurança das operações, além de determinar a interrupção das vendas dos voos impactados. A Agência também está em contato com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).

 

 A Avianca Brasil deverá, ainda, divulgar amplamente os voos alterados e cancelados, comunicar previamente os passageiros para evitar que se desloquem ao aeroporto inadvertidamente e oferecer as alternativas de reembolso, reacomodação em outro voo ou execução do serviço por outra modalidade de transporte.

 

Orientações ao Passageiro

 

Recomenda-se que os passageiros fiquem atentos aos comunicados que a Avianca deve fazer sobre a situação do seu voo e, em caso de dúvida, busquem informações no site da companhia aérea na internet ou contatem os seus canais de atendimento telefônico, eletrônico ou presencial.

 

Em caso de cancelamento ou de alteração do voo por iniciativa da Avianca, o passageiro deve ter os seus direitos respeitados, que estão disponíveis para consulta no portal da ANAC na internet (https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros) ou da página Passageiro Digital (https://www.anac.gov.br/passageirodigital), especialmente desenvolvida para dispositivos móveis.

 

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá registrar sua reclamação por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. Pela ferramenta, o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas, que têm a obrigação de receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias.

 

Não tendo a sua reclamação resolvida pela empresa aérea na plataforma Consumidor.gov.br, o passageiro poderá recorrer aos órgãos do SNDC, que inclui os canais presenciais de atendimento do Procon e o Juizado Especial Civil, para buscar uma solução para o seu problema individual e requerer a reparação de danos porventura causados pelo transportador.

 

A ANAC monitora, em âmbito coletivo, o atendimento prestado pelas empresas aéreas aos passageiros por meio dessa plataforma, colhendo subsídios para as ações de fiscalização e de regulação do setor. A plataforma também é monitorada por órgãos do SNDC, entre outros.

Fonte: ANAC, assessoria de comunicação social

 

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