13/03/2019 (14:58)

Cristo Redentor fica azul e vermelho por prevenção da doença renal

Exame de urina e dosagem de creatinina no sangue; são procedimentos simples que podem salvar qualquer pessoa da doença renal crônica. Por ser um mal que compromete a qualidade de vida e mata, a Sociedade Internacional de Nefrologia está se associando à Arquidiocese do Rio de Janeiro e administração do Cristo Redentor com apelos à prevenção.

 

Na quinta-feira, dia 14 de março, a imagem do Cristo

Redentor, no Morro do Corcovado, será coberta com

as cores azul e vermelha a partir das 19:30 horas. E

haverá ali mesmo aos pés do monumento, um concerto

de piano, violão e voz.

 

"Saúde dos rins para todos", é o que defendem os organizadores, junto com a Sociedade Brasileira de Nefrologia. Querem gerar uma consciência coletivapara que todos pratiquem a prevenção realizando os exames e se defendendo com o diagnóstico precoce de quaisquer problemas renais.

A doença renal crônica se caracteriza por lesão nos rins, que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, visto que os rins têm muitas funções, entre as quais:

  1. regular a pressão,
  2. filtrar o sangue,
  3. eliminar as toxinas do corpo,
  4. controlar a quantidade de sal,
  5. controlar níveis de água do organismo,
  6. produzir hormônios que evitam a anemia,
  7. produzir hormônios que evitam doenças ósseas.

 

Em geral, nos estágios iniciais, essa enfermidade é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por causa disso, pode haver demora no diagnóstico, o qual só vai acontecer quando o funcionamento dos rins já estiver bastante comprometido, necessitando de tratamento por meio da diálise ou do transplante renal, para a manutenção da vida do indivíduo.

Importante é saber que a doença renal tem tratamento e pode ser descoberta antes que se agrave. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Fonte: Cristo Redentor - Nice Affonso

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

tzU7dn