05/01/2019 (16:48)

Novo governo é esperança no Brasil, destruído pela corrupção

Esperança de 210 milhões de brasileiros é o novo governo que está assumindo (190101). Mas o presidente Jair Bolsonaro terá de superar desafios que não serão resolvidos inteiramente nem durante os 4 anos da gestão. Brasileiros estão morrendo em filas de hospitais sem atendimento. Assassinatos se repetem nas ruas superando os 50 mil.

 

E há a violência generalizada que prospera porque o Judiciário falha, demora e não pune por causa de leis frouxas e  inadequadas. 

Nas escolas o quadro deteriorado se repete. Um ensino desajustado da realidade, empobrece todos os níveis da educação. E o resultado é a presença de jovens mal formados para um mercado que exige avanços na economia em crise. 

Adversidade mais grave está no Judiciário, que gasta muito e não vence a demanda. Há mais de 70 milhões de processos esperando julgamento de 17 mil juízes. Para vencer tanto trabalho serão necessários outros 17 mil profissionais, muita competência técnica e administrativa.

Situação chegou a isso pela imensa carência de recursos humanos e materiais. 

A despeito de algo tão ruim, há uma espécie de casta intocável, aparentemente. Só muito poder pode mudar o comportamento de nobreza de trabalhadores da prestação jurisdicional, onde se desfruta até de mordomos e outros benefícios. 

Mudar o País de verdade vai exigir engajamento de outros segmentos igualmente privilegiados: o Poder Legislativo. A pretexto de democracia, boas ideias param numa suposta oposição. E ao final políticos se despedem prometendo vingança. 

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

WaKos5