26/11/2018 (21:34)

InSight, Engenho humano, vai trabalhar 2 anos no solo de Marte

Durante os próximos 2 anos a nave InSight, vai fazer pesquisas sobre o solo de Marte, o "Planeta Vermelho. Concebida pela NASA, toda a instrumental que contém, será dedicada a escavações o mais profundas possíveis. Objetivos dessas investi9das geofísicas, são coleta de amostras e identificação do material para estudos sobre a origem do Universo.

 

Pesquisadores não tiveram sucesso no primeiro ato após o pouso às 17:54 horas (181126). A imagem conseguida em tempo real, exibiu partículas de pó marciano, ampliadas milhares de vezes. E o resultado foram pequenos pontos escuros que naturalmente não serão desprezados pelos olhos atentos dos cientistas.

Mas a expectativa maior dessa histórica investida do homem, no planeta distante, após viagem de 458 milhões de quilômetros, é conseguir dados concretos sobre a origem do Universo. Melhor ainda é saber como se formaram planetas como a Terra e Lua.

Grande momento, adjetivado assim, indica que os astrônomos e engenheiros estão conseguindo superar limites. A viagem foi desenvolvida a uma velocidade de 20 mil km horários, durante 2100 dias.

Ao entrar na atmosfera de Marte às 17:47 horas, o momento foi algo eletrizante, perdurando uma espécie de temor, se o ingresso seria possível sem danos. Ali exatamente a nave teve de suportar uma temperatura de 1500 graus Celsius. E conseguiu. Instantes depois pousou no solo lentamente, com a ajuda de potentes paraquedas.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

jzxBuT