31/10/2018 (19:55)

Incidentes com cobras peçonhentas preocupam especialistas

Incidentes que envolvem cobras peçonhentas e outras espécies venenosas, foram considerados "doença tropical negligenciada" pelos especialistas do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA). Estiveram reunidos no Instituto Butantan, em São Paulo, e demonstraram preocupação com o crescente quadro de envenenamento.

 

Especilistas defenderam amp´liação de todos os serviços destinados à prevenção e atendimento das emergências. Há interesse no incremento do fornecimento regional de soros para tratar envenenamento. Na reunião estiveram representantes de laboratórios da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru e Venezuela.

Gestores e pesquisadores debateram estratégias da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar episódios de envenenamento. Também foram discutidas as contribuições do PANAFTOSA, que presta assistência técnica aos países das Américas para fortalecer a resposta a casos de contaminação.

Foi avaliada também a situação dos laboratórios oficiais de produção de antídotos. Técnicos buscaram identificar o papel que esses centros desempenham no abastecimento nacional e regional de soros. Decisão de São Paulo foi para fortalecer as instituições produtoras de insumos e soro.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

4kX5QS