12/10/2018 (13:01)

Cristo Redentor tem festa que vai durar 24 horas

Turistas e frequentadores costumeiros estão festejando os 87 anos do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, Rio de Janeiro. Desde as 22 horas da véspera, com uma vigília encerrada às 7 da manhã, são celebrados atos religiosos e apresentações artísticas. São lembrados 110 anos do compositor Cartola com Nelson Sargento e festa no Parque do Flamengo

 

No dia 12 de outubro, o monumento-símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil para o mundo, completa 87 anos de existência. Para comemorar a data, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), o Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc RJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ), preparam uma grande festa, que acontecerá em dois locais: no alto do Corcovado e no Parque do Flamengo.

No alto do Corcovado, a festa começou na véspera, onde, a partir das 22 horas, jovens, do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, fizeram vigília de oração até às 7 horas do dia 12, aniversário do Monumento. Às 8 horas, o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, abençoou, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, os presentes e especialmente as crianças.

Sob a animação da banda da SARCA (Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências), visitantes entraram no clima da festa por meio das famosas marchinhas populares. Houve o corte do tradicional bolo gigante em homenagem ao Monumento e a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, cuja memória a Igreja celebra na mesma data. A SARCA também homenageou Cartola, que faria 110 anos no dia 11 de outubro, e a Velha Guarda da Mangueira, representada por Nelson Sargento. Missas e bênçãos plurilíngues, que já fazem parte da programação religiosa do Santuário Cristo Redentor, acontecem durante todo o dia.

A partir das 9 horas, a comemoração vem ocorrendo também no Parque do Flamengo, próximo ao Marco Zero. O Cristo Redentor desce do alto do Corcovado (pela imagem réplica) para alegrar e cuidar daqueles que mais precisam e também homenagear as crianças. Em mais uma edição do projeto Ação de Amor do Cristo Redentor, vem sendo disponibilizados serviços de esporte, lazer, cultura, saúde, educação e assistência às famílias, até 18 horas.

Há diversão e entretenimento para crianças, adolescentes e adultos por meio de jogos gigantes, badminton, oficina de grafite, bola mania, oficina de cavalete, pintura de rosto, contação de estórias, oficina de material reciclável, brincadeiras antigas, teatro vivencial educativo, aula de Zumba, alongamento e Tai chi chuan. Participantes contam ainda com serviços de aferição da pressão arterial e da glicose e outros, como o de higiene bucal.

Assim como com serviços de acolhimento às gestantes e consulta psicológica voltada para a orientação a respeito da compulsão por jogos eletrônicos. Atividades culturais também estão ocorrendo, como o show do Padre Omar e convidados do samba, às 11 horas, com a apresentação da cantora Iza e da Orquestra Maré do Amanhã. Ainda que o evento tenha entrada franca, a organização solicita que o público leve 1 quilo de alimento não perecível. Os donativos serão revertidos para o programa Mesa Brasil Sesc.

— A maior alegria de Cristo sempre foi fazer o bem. E esta comemoração, tão cheia de atividades descontraídas e de serviços voltados para quem mais necessita, é o melhor presente para o Cristo Redentor. Vem sendo uma linda festa, revelou o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

hyJJ6L