04/09/2018 (21:49)

Voto em branco não anula eleição, ensina o Tribunal Superior Eleitoral

Não é verdade que a maioria de votos em branco vai anular uma eleição como a de 7 de outubro de 2018, no Brasil. Esse é um dos mitos cultivados por pessoas desinformadas e contra isso está se pronunciando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Faz apelos contra voto em branco ou nulo e mostra que participar ajuda escolher bons governantes.

 

Eleitor, não deixe de votar no pleito de outubro próximo.Votar é bom, votar é válido, votar é necessário para escolher bons governantes e legisladores, além de fortalecer a democracia.


Desde sábado (1º) passado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou uma campanha a favor do voto e contra o absenteísmo, isto é, contra votos brancos, nulos e a desistência de eleitores em participar do pleito.


A campanha está sendo veiculada nas rádios, nas televisões e nas redes sociais.


Diz a campanha: “Eleitor, o voto é importante para que o cidadão participe na definição dos destinos do país.”

E diz mais: “Voto em branco não é protesto e somente ajuda para eleger políticos com número menor de votos.”


A campanha do TSE alerta que o ato de não ir às urnas (abstenção) ou votar em branco pode gerar impacto na decisão final do pleito e ajudar a eleger governantes e legisladores com legitimidade reduzida e responsabilidade baixa.


Tanto os votos brancos como nulos não são levados em conta na apuração final das eleições. Eleitor,  vote, escolha candidatos e influa nos destinos do país.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

28Vr2g