05/07/2018 (19:46)

Porto de Paranaguá começa obras de ampliação e triplica capacidade

Investimento de R$ 177,6 milhões foi anunciado (180705) para modernização dos berços de atracação 201 e 202 e a ampliação do berço 201, no Porto de Paranaguá (Paraná, sul do Brasil). Trata-se de aplicação de recursos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Obra começa agora e deverá triplicar a capacidade de exportação de grãos.

 

O prazo de execução da obra é de 18 meses e será realizado pela empresa vencedora

da licitação, o Consórcio B201 (Tucumann e TMSA). O projeto consiste no prolongamento

de 100 metros da estrutura civil do Berço de atracação 201 e modernização das estruturas

dos berços 201 e 202, o que possibilitará o aprofundamento do nível de dragagem para 13,70 metros.

 

Aumento de capacidade vai beneficiar a exportação agrícola dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e o Paraguai.
O prolongamento em 100 metros do berço 201, no extremo Oeste do porto, permitirá a atracação no local, de navios de grande porte. Com isso, a capacidade anual de movimentação de carga do berço aumentará dos atuais 2 milhões de toneladas de grãos para 6,5 milhões de toneladas.


Nelson Costa, superintendente da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), disse que a ampliação do cais vai melhorar o escoamento da produção. “O porto vem em uma crescente de investimentos nos últimos anos que ajuda os produtores a trazer os produtos do Interior sem ter fila de caminhões nem de navios. Isso reduz o custo de logística, que vai diminuir ainda mais com este novo investimento”, afirmou.

Marcelo Roque, prefeito de Paranaguá, crê que o novo investimento do Porto vai trazer mais desenvolvimento e empregos para o município. “A maioria das vagas a serem criadas pela execução da obra, será para os trabalhadores de Paranaguá. É mais um investimento importante que traz benefícios e empregos para o nosso município”.



Melhoria prevê a substituição de toda estrutura eletromecânica, incluindo dois novos

carregadores de navios de 2.000 toneladas/hora – hoje operando com 1000 toneladas/hora e

1.500 toneladas/hora. As reformas incluirão reforço estrutural, instalação

de passarela de pedestres, troca de defensas, espaçadores metálicos, e

a instalação de novo dolfim (coluna) de amarração de navios.



Lourenço Fregonese, diretor-presidente da APPA, afirmou que as obras de ampliação e melhorias do cais Oeste do Porto de Paranaguá respondem a um desejo antigo da comunidade portuária. “São 28 anos de espera. Desde 1990 já foram elaboradas três versões do projeto”.

Explicou que todo projeto atende os requisitos do Plano Ambiental de Construção (PAC). “O PAC apresenta todos os elementos diretamente envolvidos no processo construtivo da obra, de acordo com a legislação ambiental vigente. Fizemos tudo visando o desenvolvimento das atividades, racionalização de custos, mas sem prejuízos ao meio ambiente”. As mudanças trarão mais agilidade nas operações do Porto e a possibilidade de atracação de navios maiores e mais pesados, de até 80 mil toneladas de porte bruto (TPB).

A obra também dará um fôlego extra ao setor Leste do Porto de Paranaguá, que está sobrecarregado e não pode mais ser ampliado. Segundo projeto apresentado pela APPA, o setor Leste já vem trabalhando com demanda reprimida, principalmente em relação a graneis sólidos vegetais, e está próximo ao seu limite logístico e operacional. Com a ampliação do cais Oeste, a movimentação de cargas será triplicada, descongestionando o setor Leste, e abrindo novas alternativas de escoamento para o agronegócio do Estado do Paraná.

 

1 comentário para a notícia

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Wanderley Guimarães

14/08/2018 às 10:58

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