14/07/2018 (20:59)

Suplemento termogênico para emagrecer pode cegar

Venda livre pela internet de termogênico com efedrina e dinitrofenol pode causar catarata e glaucoma, além de comprometer a saúde. Leôncio Queiroz Neto, médico oftalmologista do Instituto Penido Burnier, de Campinas (São Paulo) explica que os termogênicos podem cegar e causar aquecimento letal no corpo. Tem ainda outros efeitos ruins à saúde.

 

Repercusasões colaterais do uso são lesões na pele, comprometimento

do fígado, queda da imunidade, aumento da frequência cardíaca e

risco de AVC (acidente vascular cerebral) popularmente conhecido como derrame.


Os termogênicos mais perigosos são os que contêm efedrina e dinitrofenol (DNP).

 

No Brasil e EUA é proibido comercializar cápsulas com estas substâncias, mas pela internet é possível encontrar ofertas. Por isso, estes suplementos continuam sendo mania nas academias, principalmente entre fisioculturistas que para ganhar definição muscular precisam perder peso rápido.
Não é para menos. Um estudo feito na Universidade de Stanford mostra que o dinitrofenol (DNP) faz o metabolismo ficar 50% mais rápido e permite perder de 1,5 a 2 quilos/semana.

Ficou animado? Calma. A OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou 60 mortes no mundo causadas por esta substância. Os pesquisadores de Stanford também relatam que 7 mulheres na faixa etária de 45 a 55 anos, desenvolveram catarata bilateral depois de tomar DNP.


Segundo Queiroz Neto, não há estudos sobre a efedrina, mas os efeitos no organismo são bastante similares aos do DNP. O problema é que por serem substâncias proibidas, geralmente são tomadas sem supervisão médica.


Efedrina predispõe ao glaucoma

 

Este foi o caso de paciente que por indicação de um amigo começou a usar termogênico para perder peso. Depois de emagrecer 3 quilos em 2 semanas chegou ao consultório reclamando de visão embaçada. Segundo Queiroz Neto, o exame oftalmológico mostrou que independente da quantidade de luz a pupila se mantinha dilatada. “Esta condição diminui o ângulo entre a íris (parte colorida do olho) e a córnea. Isso predispõe ao súbito aumento da pressão intraocular característico do glaucoma de ângulo fechado”.

A doença é a maior causa de perda irreversível da visão e não apresenta sintomas.

Quem tem glaucoma de ângulo fechado geralmente só percebe a doença em uma

crise aguda caracterizada por dor intensa nos olhos, queda visual, enxergar halos

ao redor da luz, náusea e vômito.   Para prevenir a evolução do glaucoma o paciente teve

de interromper o uso do termogênico, mas ainda assim ficou com alguma sequela visual.


Como se forma a catarata

 

O especialista afirma que a sequela visual é comum porque os termogênicos impedem a formação da energia proveniente dos alimentos. Invés disso gera calor e acelera a morte das células. Isso explica a formação da catarata que torna o cristalino do olho opaco. Não existem medicamentos capazes de recuperar estas células. O único tratamento é a cirurgia em que o cristalino opaco é retirado e substituído por uma lente intraocular. A boa notícia é que hoje esta cirurgia é feita inteiramente a lazer e por isso é mais precisa e segura.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

GfFbso