25/06/2018 (19:34)

Proibidas mais de 350 ml de substâncias em pó nas viagens aéreas

Quem vai viajar para os EUA a partir do dia 30 de junho de 2018, não poderá mais levar substâncias em pó com peso acima de 350 ml (mililitros). Proibição é da Autoridade Norte Americana TSA (Transportation Security Administration) em nome da segurança da aviação civil. No Brasil já avisa que vai cumprir, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

 

Organismo dos EUA está orientando viajantes que o cumprimento da inspeção será feito na origem, durante o embarque e que os excessos serão confiscados e se ilícitos, levados à autoridade policial para as medidas penais. Mas a determinação observa que exigências se referem somente às bagagens de mão, porque as demais passam por outro nível de controle.
Este aviso é da ANAC:

A partir desta data, nas operações aéreas regulares para os EUA, as empresas aéreas deverão:

1) Informar os passageiros sobre a proibição de embarque de substâncias em pó acima de 350 mL em bagagem de mão. Exceções feitas a leite em pó, medicamentos e produtos adquiridos em duty-free. Exemplos de produtos em pó: farinha, açúcar, café em pó, temperos, leite em pó e cosméticos. Ressalta-se que incluem materiais em pó em forma granulares ou compactados.

2) Passageiros poderão ter os pertences de mão submetidos à inspeção de segurança pelo operador aéreo, conforme critérios de escolha do passageiro definido pelo TSA. (Essa medida já é prevista pelo TSA, desde 2017, para realização de inspeção de segurança. Trata-se, portanto, de um reforço).

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está avaliando as novas medidas e

os impactos em voos que possam  ocorrer no Brasil, assim como participa de

discussões técnicas internacionais, com participação de outros Estados, com

o objetivo de atualizar a necessidade de alteração de alguma medida de segurança nos aeroportos do País.

 

A ANAC orienta que o passageiro consulte as empresas aéreas para mais informações.

 

 

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

lOKc8N