17/03/2018 (21:40)

Fórum mostra novidades na gestão da água com base na natureza

Reservatórios, canais de irrigação e estações de tratamento de água não são os únicos instrumentos disponíveis para a gestão hídrica: soluções baseadas na natureza (SbN) podem colaborar para a melhoria da qualidade da água e do abastecimento, e até mesmo desempenhar um importante papel para evitar desastres naturais.

 

Isso é o que defende a nova edição do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (WWDR).

Pela primeira vez, o lançamento mundial do Relatório irá acontecer no Brasil, na ocasião do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília.

Em uma sessão especial na segunda-feira (19), às 14h30, na Sala 29 (ST 09) do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, juntamente com o vice-presidente do UN-Water (ONU Água, em tradução livre), Joakim Harlin, o diretor-executivo do ONU Meio Ambiente, Erik Solheim, e o Ministro do Departamento de Água e Saneamento do Governo da África do Sul, Gugile Nkwinti, fazem a abertura do evento.

Na sequência, o coordenador e diretor do Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos (WWAP, na sigla em inglês) da UNESCO, Stefan Uhlenbrook, apresentará as principais conclusões do relatório e as suas principais mensagens.

Após a apresentação do documento, a coordenadora de programa da Organização para Comunidades Indígenas, Cintya Evelina Martínez Martínez, e a coordenadora-executiva da Plataforma para Mulheres e Jovens Indígenas de El Chaco, Estela Mari Álvarez Torres, farão um discurso inspirador sobre o tema.

Também está previsto um painel de debates intitulado “Aprender e trabalhar com a natureza: alcançar a segurança hídrica por meio de soluções baseadas em ecossistemas”. O painel será mediado pelo chefe do programa de governança de água e oceano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Andrew Hudson.

As discussões contam com a colaboração da diretora-geral do International Water Management Institute (IWMI), Claudia Sadoff, da diretora-geral da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), Inger Andersen, da diretora-executiva e presidente do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (FMAM), Naoko Ishii, e do vice-reitor sênior da Universidade das Nações Unidas (UNU), Taikan Oki.

Por fim, o encerramento do evento ficará por conta do representante permanente da Itália no Brasil, o embaixador Antonio Bernardini.

 

Pacto Global pela água

 

A Rede Brasil do Pacto Global, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e

o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) realiza no

domingo (180318) evento em Brasília para discutir como as empresas brasileiras vêm trabalhando

para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS número 6,

que trata de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.

 

O Water Business Day antecede o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre até sexta-feira (180323) na capital federal. O encontro também abordará o ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) número 17, que trata de parcerias e meios de implementação para viabilizar o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, estará presente na abertura do evento, às 10 horas. Participará também como coordenador do workshop “Manejo de água para o alcance dos ODS & criação de valor compartilhado”, às 14 horas, junto com representantes da iniciativa público-privada, CEO Water Mandate.

O workshop, que discutirá o manejo da água para o alcance dos ODS e os impactos do setor privado, terá como moderadores, representantes de Nestlé, Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Instituto Trata Brasil e Banco do Brasil como relatores. O movimento “Menos Perda, Mais Água”, iniciativa da Rede Brasil, também estará presente.

O resultado do evento será apresentado na sessão especial do 8º Fórum Mundial da Água “Business Day: mensagens e resultados principais”, às 11 horas do dia 22 de março, quando o setor privado discutirá a questão hídrica junto a instituição governamentais, academia, organizações multilaterais e organizações da sociedade.

O Water Business Day também é realizado por Carbon Disclosure Project (CDP), CEO Water Mandate e World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

Programação completa do evento e inscrição.

Rede Brasil do Pacto Global e a questão hídrica

Em 2016, a Rede Brasil do Pacto Global passou a ter um Grupo Temático sobre Água. O foco do grupo é implementar o CEO Water Mandate, que é a plataforma do Pacto Global da ONU que atua com a temática e serve de diretriz para suas atividades. O grupo também dá suporte para a representação da Rede Brasil no 8º Fórum Mundial da Água.

Entre os projetos de destaque da Rede Brasil na área, está o movimento “Menos Perda, Mais Água”, em prol da redução das perdas de água na distribuição. O projeto é liderado pelas empresas Braskem e Sanasa, integrantes do Comitê Brasileiro do Pacto Global.

De acordo com levantamento das empresas distribuidoras, 6,5 bilhões de metros cúbicos de água são desperdiçados anualmente nos sistemas de distribuição urbanos em todo o país. Isso representa 39% de toda a água produzida para o consumo no Brasil.

O prejuízo com as perdas no sistema chega a 8 bilhões de reais por ano. O movimento trabalha principalmente com prefeituras municipais para que, a partir do modelo de negócio adotado, a gestão hídrica seja feita com responsabilidade. As ações seguem as metas e compromissos nacionais e internacionais em relação à oferta de água de qualidade ambiental em seus mananciais.

Rede Brasil do Pacto Global no 8º Fórum Mundial da Água

19 de março

Evento: Collective Action Day: Colaboração para a segurança hídrica no Brasil

Horário: 13h – 20h30

Local:  Centro de Eventos e Convenções Brasil 21

Descrição: A sessão reunirá o setor de negócios, sociedade civil, academia e outros para explorar e entender os riscos da água encarados por empresas no Brasil.

Inscrições: http://bit.ly/2CpThLt

Realização: Rede Brasil do Pacto Global e The CEO Water Mandate

 

20 de março

Evento: Como a mudança climática afeta todos os diferentes usuários de água: a necessidade de abordagens transetoriais para a adaptação

Horário: 14h30 – 16h

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Descrição: Nesta sessão, será apresentado o trabalho da Business Alliance for Water and Climate (BAFWAC).

Realização: The CEO Water Mandate

 

21 de março

Evento: Da eficiência no uso da água para gestão responsável: a indústria está ciente dos riscos e oportunidades relacionados à água?

Horário: 9h00 – 10h30

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Descrição: Será apresentado o trabalho da WASH and Stewardship e da WASH4Work com a questão hídrica.

Realização: The CEO Water Mandate

Evento: El agua nos une/SuizAgua

Horário: 10h30 – 12h

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Descrição: A sessão apresentará exemplos de gestão hídrica na América Latina, além de discutir recursos e ferramentas on-line para a obtenção de sustentabilidade na gestão da água a longo prazo.

Realização: The CEO Water Mandate

 

22 de março

Evento: Planeta ODS – Colaboração do setor privado para as metas do ODS 6

Horário: 9h – 10h30

Local: Planetário de Brasília

Descrição: A sesssão abordará a colaboração do setor privado para as metas do ODS 6, previstas no Plano de Ação Brasileiro para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Participação: Adriana Leles e Mario Pino, representante do Movimento Menos Perda, Mais Água da Rede Brasil do Pacto Global.

Realização: The CEO Water Mandate

Evento: Water Business Day: Mensagens e resultados principais

Horário: 11h – 12h30

Local: Planetário de Brasília

Descrição: A sessão apresentará os principais resultados do Water Business Day e do Collective Action Day,além de convocar o setor privado a discutir a questão hídrica junto a instituição governamentais, academia, organizações multilaterais e organizações da sociedade.

Realização: Rede Brasil do Pacto Global, CNI e Cebeds

Correalização: CDP, The CEO Water Mandate e WBCSD

Evento: Lançamento do livro Águas brasileiras

Horário: 13h30 –  18h30

Local: Casa da ONU

Realização: Editora Brasileira, PNUD Brasil e Rede Brasil do Pacto Global

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

z8ptsG