02/03/2018 (11:20)

Brasileiros já ocupam 30% das universidades em Portugal

Brasileiros já são mais de 30% dos 30 mil estudantes estrangeiros em universidades de Portugal. Ingresso facilitado pelo aproveitamento das notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), a procura continua, conforme o Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Governo do Brasil dá estímulo para esse ingresso e muitos imigram para o País.

 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE), os estudantes estrangeiros são atualmente cerca de 30 mil. No ano letivo 2015/2016,o número total de alunos do ensino superior foi de 356,4 mil estudantes, sendo que 83,6% estavam matriculados em instituições públicas e 16,4%, em privadas.

Aqui está a relação de Universidades portuguesas que aceitam brasileiros.

 

Universidade de Coimbra (UC)

Para informações de candidatura

Representantes da UC estarão no Salão do Estudante, em março deste ano, em várias cidades. Veja aqui.

Universidade de Aveiro (UA)

Recebem candidaturas com ou sem a nota do Enem. A diferença é que, quem não tiver feito o exame, deve realizar as provas de ingresso obrigatórias. Para esclarecimento de dúvidas sobre o processo de candidatura.

Universidade dos Açores (UAC)

Os Açores são um conjunto de nove ilhas portuguesas situadas no oceano Atlântico. Para informações dirigidas aos estudantes internacionais, acessar ou escrever para o email vcacad@uac.pt

Universidade da Beira Interior (UBI)

Situada na cidade da Covilhã, porta de entrada para a Serra da estrela, a UBI é uma universidade pública localizada no centro do triângulo Lisboa-Porto-Madri. Informações para estudantes brasileiros aqui

Universidade de Algarve (UAlg)

No caso dos candidatos brasileiros, as provas de ingresso serão substituídas pelos resultados obtidos no Enem (a UAlg exige o mínimo de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das restantes provas).

Os diplomas conferidos pela UAlg são válidos e reconhecidos em todos os países da União Europeia, permitindo fazer pós-graduação em qualquer universidade da Europa.

Universidade de Lisboa (ULisboa)

Nos últimos três anos, a ULisboa recebeu cerca de 1,5 mil estudantes de mobilidade provenientes de países da América Latina, cerca de 1,5 mil provenientes do Brasil, no âmbito de programas e acordos de cooperação.

Estudantes brasileiros que precisem de informações podem enviar e-mail para fernandavasconcellos@reitoria.ulisboa.pt

Universidade Lusófona (ULusófona)

Situada em Lisboa, a ULusófona abre concurso para estudantes estrangeiros não residentes da União Europeia. Informações no site.

Universidade da Madeira (UMa)

Situada na Ilha da Madeira, arquipélago português no Oceano Atlântico. Informações aqui.

Universidade do Minho (Uminho)

A Universidade do Minho (UMinho), com 19 mil alunos nas cidades de Braga e Guimarães, é uma das principais instituições de ensino superior de Portugal e recebe atualmente cerca de 500 estudantes brasileiros. Informações aqui.

Universidade do Porto (U.Porto)

Na Universidade do Porto, as notas do Enem podem ter um peso diferente em função do curso que o candidato escolher. Aos Estados que integram a CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) pode ser aplicada a redução de até 50% na mensalidade paga pelos estudantes nacionais desses países. Informações aqui.

Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)

Informações para estudantes estrangeiros. Para esclarecimento de dúvidas, enviar e-mail para estudante.internacional@ipleiria.pt

Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)

Informações aqui

Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

O Instituto Politécnico de Bragança possui um programa de internacionalização envolvendo a mobilidade anual de mais de 500 estudantes e 100 docentes, fruto da colaboração com várias instituições de ensino superior europeias e de países de língua oficial portuguesa.

A página do Gabinete de Relações Internacionais (GRI) constitui o principal veículo de comunicação com os alunos e docentes do IPB e das suas instituições parceiras.

Instituto Politécnico do Porto (IPP)

O instituto tem investido no fortalecimento de laços com o Brasil nos últimos anos. Já são mais de 60 protocolos assinados.

Instituto Politécnico Portalegre (IPPortalegre)

Informações para estudantes brasileiros aqui.

Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)

O Instituto tem escolas superiores de Design, Gestão, Hotelaria e Turismo, e Tecnologia. Informações aqui.

Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)

O Politécnico de Coimbra promove uma forte cooperação com diversas universidades e politécnicos estrangeiros para mobilidade de estudantes e de docentes. Informações aqui.

Instituto Politécnico da Guarda (IPG)

Os estudantes estrangeiros que pretendam ingressar no IPG podem efetuar a sua candidatura online no site.

Instituto Politécnico de Viseu (IPV)

O Instituto tem escolas superiores de Educação, Saúde, Agrária e de Tecnologia e Gestão. Mais informações aqui.

Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarem)

O Instituto Politécnico de Santarém é uma instituição pública, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental. Mais informações aqui.

Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)

Informações sobre candidaturas aqui.

Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu)

A Cespu conta com o Instituto Universitário de Ciências da Saúde; a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave; e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. Os seus Campus estão distribuídos pelas regiões do Ave e do Grande Porto.

Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)

O IPCB é uma instituição pública de ensino superior que implementa uma política de internacionalização de estudantes. Possui seis escolas que o constituem (Agrária, Artes Aplicadas, Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia). Informações aqui.

Universidade Lusófona do Porto (ULP)

Para mais informações, acessar o site.

Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT)

A Universidade Portucalense, que fica situada no Porto, participará do Salão do Estudante, em várias cidades do Brasil, em março deste ano. Veja aqui.

Instituto Universitário da Maia (Ismai)

Para estudantes estrangeiros, acessar aqui.

Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia)

Para estudantes estrangeiros, acessar aqui:

Universidade Católica do Porto (UCP)

Para estudantes estrangeiros, acessar aqui.

 

1 comentário para a notícia

Avatar

Félix Miguel Fleituch Santos

03/03/2018 às 18:43

Oportunidade de intercâmbio de conhecimentos. Quando me aposentar quero fazer mestrado em futebol numa dessas universidades.

Comente esta notícia 

 

eymTnY