04/12/2017 (11:17)

Medicina abre mais 35 cursos, apesar da suspensão por 5 anos

Apesar de suspensos por 5 anos, os cursos de medicina continuam se expandindo no Brasil. Governo proibiu mas já há 35 novas escolas só esperando autorização para abrir. Em agosto de 2018 serão abertas 11 graduações médicas nos estados do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Durante os próximos 5 anos, a formação de médicos será repensada.

 

Mauro Ribeiro, dirigente do Conselho Federal de Medicina (CFM), critica a expansão nos últimos anos. Defende que além da suspensão de novos cursos será preciso não permitir abertura de novas vagas. É de opinião que na conjuntura do momento, é impossível manter a qualidade do ensino de medicina. Nos governos passados recentes, houve abertura indiscriminada de graduações médicas, por interesse político e econômico, atendendo a grupos empresariais de ensino.

Na reavaliação que vem aí, conforme determinou o Governo Federal, todas as partes interessadas serão consultadas. Sentarão para conversar e definir como será a nova formação médica. Hoje estão abertos no Brasil 298 faculdades de medicina. AA expansão foi tão irresponsável que quase dobrou entre 2010 e 2017. Há 7 anos eram 152 as escolas médicas.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

1PveKl