16/10/2017 (20:18)

Poluição mata 19 milhões por ano. Técnicos mostram como evitar.

Pacto sobre poluição, tornando-a uma prioridade para todos; o fortalecimento das políticas ambientais; o consumo e a produção sustentáveis, com ações para mudar os estilos de vida, reduzir e gerenciar adequadamente os resíduos; investimentos em produção e consumo mais limpos; parcerias para a inovação e realização de pesquisas transdisciplinares.

 

ONU Meio Ambiente aponta que a poluição tira precocemente a vida de 19 milhões de

pessoas por ano. Em relatório técnico, apresenta 50 ações concretas para reduzir a

contaminação e o despejo de resíduos na natureza. Além de elencar soluções, o levantamento

cobra compromissos da comunidade internacional para proteger habitats e ecossistemas.

 

Indicam os especialistas que a poluição afeta especialmente as populações em situação de pobreza e é uma ameaça direta aos direitos humanos. Na avaliação da ONU Meio Ambiente, os esforços atuais de Estados, setor privado e cidadãos foram limitados, o que dificultou uma resposta coordenada.

Embora algumas formas de poluição tenham sido reduzidas à medida que as tecnologias e as estratégias de gerenciamento avançaram, a má utilização dos recursos naturais segue sendo um risco para a humanidade.

“Se os padrões de consumo e produção continuarem como estão, o modelo econômico linear "pegue-use-descarte" irá sobrecarregar gravemente um planeta já poluído, afetando as gerações atuais e futuras”.

“A poluição é um desafio universal, mas já sabemos o que precisamos fazer para prevenir e reduzir”. Foi isso que disse Erik Solheim,  diretor-executivo da agência das Nações Unidas. Ressaltou que “agora a responsabilidade é sobre governos, empresas, cidades e autoridades locais, sociedade civil e indivíduos em todo o mundo, para se comprometerem a vencer a poluição em todas as formas”.

 

Acesse a publicação na íntegra clicando aqui.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

fvwzEI