07/09/2017 (12:34)

Estudantes fazem cerveja com produtos naturais de Palmas

Pitanga, romã, abóbora, alecrim do campo e amora preta, são alguns produtos da natureza de Palmas (Paraná), que servirão para produzir cerveja e outras bebidas especiais. Pesquisas vêm sendo feitas pelos estudantes do Instituto Federal, orientados por professores. Prefeito Dr. Kosmos anunciou que em janeiro de 2018 a incubadora estará funcionando.

 

Produção de cerveja artesanalç que "tenha a cara de Palmas", é o objetivo inicial do trabalho, segundo o professor de Farmácia, Ricardo Aparecido Pereira, orientador da pesquisa. E a amora preta será usada como aromatizante, mais a utilização de açúcar mascavo e rapadura, ao estilo belga. Mas o grupo de trabalho já produziu experimentalmente cervejas com sabores de pitanga, romã, abóbora e alecrim do campo.

Jessé Fink, professor de Agronomia, explicou que com apoio da empresa local Insana, vem conseguindo produzir lúpulo, conservante natural que dá sabor à cerveja. Em Palmas a cultura é beneficiada, porque enfrenta barreiras em clima quente. “Algumas variedades são mais para amargor da cerveja, outras para dar mais sabor, e, tudo isto tem que ser pesquisado”.

Próximo ao laboratório de Farmácia, está o laboratório de Tecnologia em Alimentos. No espaço, as estudantes Ana Carla Meneghetti e Catiuça Camile da Silva Vaz, há mais de um mês realizam estudos e produzem um espumante com aroma de amoras preta. Estão orientando este trabalho, os professores Kely Priscila De Lima e Diego Matos Fávero.

 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Comente esta notícia 

 

wuUpNu